AMBIENTES ALIMENTARES UNIVERSITÁRIOS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Mariana Cardozo
  • Cláudia Roberta Bocca Santos
  • Helena Silva do Nascimento
  • Ionã Pereira Gomes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26799

Palabras clave:

Hábitos alimentares. Comportamento alimentar. Universidades. Hábitos Alimentares. Comportamento Alimentar. Universidades.

Resumen

Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes de Nutrição sobre o ambiente alimentar em uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro. Metodologia: Foi realizado um estudo qualitativo adotando grupos focais, sendo convidados estudantes de 18 a 30 anos dos cursos integral e noturno. Utilizou-se análise temática com categorias analíticas do material empírico: “caracterização do ambiente alimentar universitário”, “o que é ambiente alimentar universitário?”, “potencialidades e constrangimentos do ambiente alimentar universitário” e “o papel da instituição de ensino na promoção de um ambiente alimentar universitário saudável”. Resultados: Participaram um total de 15 estudantes de graduação, de ambos os sexos, distribuídos em três grupos focais, com média de idade de 24 anos. A pesquisa refere-se ao período entre 2010 e 2015. Os participantes ressaltaram características do ambiente alimentar, indicando melhorias em relação à oferta de água potável e de opções de alimentação desde seu ingresso. Destacaram as opções de alimentação no entorno, ressaltando, no entanto, que são muito caras. O estudo não pretendeu analisar o ambiente alimentar universitário, mas apresenta uma breve caracterização do mesmo, no que tange à disponibilidade de alimentos, acessibilidade, variedade e custo. Discussão: Estudos revelam que o ambiente alimentar universitário ainda não é capaz de promover saúde, no que diz respeito à disponibilidade de alimentos adequados e saudáveis. O restaurante universitário é considerado um potencial promotor do acesso à alimentação adequada e salutar. Conclusões: Foi possível perceber a importância que o ambiente alimentar tem na determinação das práticas alimentares dos estudantes, podendo constranger ou favorecer práticas alimentares saudáveis.

DOI: 10.12957/demetra.2017.26799

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Cardozo

Nutricionista graduada pela UNIRIO

Mariana Cardozo de Oliveira

Helena Silva do Nascimento

Helena Silva do Nascimento

Ionã Pereira Gomes dos Santos

Ionã Pereira Gomes dos Santos

Publicado

2017-05-15

Cómo citar

1.
Cardozo M, Santos CRB, do Nascimento HS, dos Santos IPG. AMBIENTES ALIMENTARES UNIVERSITÁRIOS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. DEMETRA [Internet]. 15 de mayo de 2017 [citado 3 de mayo de 2025];12(2):431-45. Disponible en: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/26799

Número

Sección

ARTÍCULOS DE TEMA LIBRE