A ÉTICA ALIMENTAR NOS BANQUETES BÍBLICOS: PASSAGEM, COMUNHÃO E PODER

Autores/as

  • Raquel Santos Vitorino Universidade Federal de Campina Grande
  • Michelle Cristine Medeiros Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Vanessa Nogueira Bezerra Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Izayana Pereira Feitosa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Hermano Machado Ferreira Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.15976

Palabras clave:

Banquete. Comensalidade. Sociabilidade. Cultura

Resumen

Os banquetes, desde a Idade Antiga, oferecem elementos para reflexão sobre a passagem natureza-cultura operada via comensalidade no âmbito da culinária humana. E a Bíblia, enquanto obra literária, maior influência na formação da cultura ocidental, deixa pistas para a compreensão dos movimentos que instituíram tal prática de sociabilidade em torno da comida, bem como nos ajuda a refletir como eles ecoam em nossas práticas atualmente. Assim, este artigo objetiva compreender a ética constitutiva de banquetes descritos no texto bíblico, tendo como corpus a Bíblia. As análises do texto foram realizadas segundo a proposta de Bauer e Gaskell (2002). Os resultados apontaram para três tipos de comportamento que regiam os atos de partilha de alimentos: (1) a ética da passagem, que serve como signo de uma mudança na vida coletiva ou individual; (2) a ética da comunhão, que cria uma esfera de partilha de valores, conquistas, ideais, de cuidado em favor de alguém ou um povo, visando a um fim político; e (3) a ética do poder, partilhas que engendram relações de acordo, de demonstração do poder via produção de imagens de fartura e que desenham distinção entre soberano e súditos. Nessa ótica, pensar em alimentação envolve focar não apenas no componente nutricional, mas pensar os símbolos, a imaginação coletiva, a sociabilidade, enfim, as questões que perpassam o humano. Isso levanta desafios e a necessidade da construção de uma Antropologia da Nutrição.

DOI: 10.12957/demetra.2016.15976

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Santos Vitorino, Universidade Federal de Campina Grande

graduanda do curso de Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Michelle Cristine Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN), onde também titulou-se como mestre. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Antropologia da Nutrição na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, onde também é coordenadora do G.U.L.A. (GrupoUniversalidades, Literatura e Alimentação), vinculado ao Núcleo PENSO (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva).

Vanessa Nogueira Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

graduada do curso de Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Vinculada ao G.U.L.A (Grupo Universalidades, Literatura e Alimentação)

Izayana Pereira Feitosa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Departamento de Educação. Professora Doutora de Psicologia. Universidade Federal de Campina Grande.

Hermano Machado Ferreira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Departamento de Educação. Professor de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Ceará.

 

 

Publicado

2016-07-09

Cómo citar

1.
Vitorino RS, Medeiros MC, Bezerra VN, Feitosa IP, Lima HMF. A ÉTICA ALIMENTAR NOS BANQUETES BÍBLICOS: PASSAGEM, COMUNHÃO E PODER. DEMETRA [Internet]. 9 de julio de 2016 [citado 2 de mayo de 2025];11(2):275-96. Disponible en: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/15976

Número

Sección

ARTÍCULOS DE TEMA LIBRE