Propaganda de alimentos em programas de culinária de canais abertos da televisão brasileira: alimentos ultraprocessados são protagonistas
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2025.82370Palavras-chave:
Culinária. Televisão. Publicidade. Alimentos ultraprocessados.Resumo
Introdução: Cozinhar em casa tem sido associado a uma melhor qualidade da dieta. Programas de culinária são uma fonte popular para aprender sobre culinária doméstica. Esses programas costumam apresentar propaganda de alimentos. Objetivo: Este estudo transversal analisou a publicidade de alimentos durante programas de culinária exibidos em canais de TV abertos brasileiros. Métodos: Todos os programas de culinária dos quatro canais de TV aberta mais populares do Brasil foram gravados por dois dias em 2019. Os anúncios identificados durante os intervalos comerciais e dentro dos programas de culinária foram categorizados como anúncios relacionados a alimentos ou não relacionados a alimentos. Os anúncios de alimentos foram classificados e analisados segundo a classificação NOVA. Análises descritivas foram usadas para identificar a frequência de anúncios relacionados a alimentos, distribuição em grupos de alimentos e empresas de publicidade/patrocinadores. O teste qui-quadrado foi realizado para comparar anúncios de alimentos ultraprocessados (AUP) e não ultraprocessados identificados durante os intervalos comerciais e programas de culinária. Resultados: Entre todos os anúncios identificados (n = 828), 32% eram relacionados a alimentos. Os anúncios de alimentos foram o quarto mais prevalente nos intervalos comerciais (11,1%) e o segundo durante os programas de culinária (18,7%). Os AUP foram os alimentos mais anunciados (57,8%), especialmente refrigerantes, maionese e outros molhos. A diferença entre a frequência de anúncios AUP e não-AUP foi estatisticamente significativa. Aproximadamente um quarto de todos os anúncios de alimentos eram de sete empresas, cinco das quais eram patrocinadoras de programas de culinária, e seis estavam promovendo AUP. Conclusão: Os alimentos anunciados em programas de culinária em canais de TV abertos brasileiros eram principalmente AUP. Ações para promover a culinária doméstica devem considerar a influência que os anúncios de AUP podem ter nos ambientes domésticos e nas práticas culinárias.
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