Influência das redes sociais nas atitudes alimentares e satisfação corporal de mulheres jovens: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2024.73768Resumo
Introdução: Evidências demonstram associação entre o uso das redes sociais com atitudes alimentares transtornadas e imagem corporal negativa em mulheres jovens. Objetivo: Revisar sistematicamente as evidências científicas sobre a influência das redes sociais nas atitudes alimentares e na satisfação corporal, para identificar os principais aspectos relacionados aos comportamentos negativos em mulheres jovens (17 a 44 anos). Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que incluiuestudos primários observacionais realizados apenas com mulheres saudáveis. As buscas foram realizadas no dia 23 de agosto de 2022 nas bases de dados Pubmed, Scopus, Web of Science, Embase, PsycINFO e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Todos os passos foram realizados de forma independente por três revisores.A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada por meio do ResearchTriangle Institute (RTI) Item Bank. Na sequência, realizou-se uma síntese narrativa. Resultados: Dezesseis estudos observacionais atenderam aos critérios de inclusão e foram revisados. O uso geral das redes sociais, assim como atividades específicas (atividades de ‘selfie’, investimento em seleção de fotos), engajamento (curtir, deixar mensagens/comentários) e seguir conteúdos de ‘saúde e fitness’ e ‘fitspiration’ foram associados à insatisfação corporal e a atitudes alimentares transtornadas. A comparação da aparência parece ser o principal mediador desta associação, e a autocompaixão parece exercer um efeito positivo na atenuação desses efeitos. Conclusão: O uso geral e atividades específicas das redes sociais contribuem para insatisfação corporal e atitudes alimentares transtornadas em mulheres jovens por meio da comparação de aparência. Espera-se que essas informações auxiliem os profissionais de saúde em orientações preventivas.
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