O PUERPÉRIO E SUA DIMENSÃO SOCIOCULTURAL NA PERSPECTIVA DE MULHERES MORADORAS DA REGIÃO DE MANGUINHOS - RIO DE JANEIRO, RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6562Resumo
Introdução: o puerpério, popularmente identificado por resguardo, é definido como o período posterior ao parto, que dura cerca de quarenta dias e se constitui em uma fase de intensas mudanças biopsicossociais na vida da mulher. O exercício do cuidado integral e da atenção à saúde das puérperas implica no entendimento de suas crenças para a vivência desse momento. Objetivo: retratar sentidos e significados de crenças, prescrições e interdições durante o puerpério por mulheres urbanas socialmente vulneráveis. Métodos: estudo qualitativo, fundamentado na perspectiva interpretativista. Dados construídos por entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas literalmente. Análise realizada com base em estudo de conteúdo, modalidade temática, adaptada. Resultados e Discussão: grupo de estudo constituído por mulheres jovens e adolescentes, a maioria com ensino fundamental incompleto, dedicada ao lar e vivendo com o companheiro. O resguardo representa um período de ameaça à saúde e à vida da mulher, a qual deve permanecer afastada de esforço físico e atividade sexual. Implica na necessidade de apoio físico e emocional por parte da família ou pessoas próximas. A mulher é encorajada a optar por comida leve: frango, arroz, verduras e frutas, evitando comida pesada, carregada ou reimosa. Para produzir leite bom e suficiente: leite, mate, cerveja e líquidos. Conclusão: o resguardo é um processo biológico, histórico, social, emocional e cultural. Faz-se necessário compreender os diferentes aspectos que delimitam práticas e atitudes, com vistas ao alcance do equilíbrio entre preceitos socioculturais e científicos, proporcionando às mulheres a vivência do resguardo com serenidade e confiança.
DOI: 10.12957/demetra.2013.6562
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.