Fast food, Black Friday e mídia social no Brasil: perspectivas em Saúde Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2022.62988

Palavras-chave:

Fast food. Marketing. Comércio. Internet.

Resumo

Introdução: Redes de fast food promovem alimentos não saudáveis nas mídias sociais e em campanhas publicitárias, como a Black Friday (BF). Essas estratégias são documentadas em publicações da área de comunicação e marketing, mas são pouco exploradas em saúde pública. No entanto, evidências apontam o impacto negativo do marketing de alimentos na saúde e nutrição dos indivíduos, por favorecer o consumo não alinhado a cultura local, comensalidade e sustentabilidade. Objetivo: Caracterizar promoções anunciadas pelo Burger King, empresa de destaque no comércio de fast food no Brasil, durante a BF em 2019 e avaliar a interação dos usuários com essas promoções no Facebook. Métodos: As promoções foram identificadas no site da empresa e os produtos descritos quanto ao preço e percentual de desconto durante a BF e fora dela. As postagens no Facebook foram descritas quanto ao número de interações, as quais foram relacionadas com preço e percentual de desconto durante a BF. Resultados: Foram identificadas 5 promoções durante a BF, majoritariamente, de sanduíches. No mínimo, 51% de desconto foi aplicado nos anúncios da BF, enquanto 25% foi o mínimo aplicado fora da campanha. No Facebook, 13 postagens anunciavam as promoções e somaram 283.432 curtidas, 226.874 comentários e 40.157 compartilhamentos. Essas interações foram maiores quanto menor o preço e quanto maior o percentual de desconto. Conclusão: A BF foi utilizada por uma rede de fast food para promover alimentos não saudáveis a preços baixos e resultou em amplo engajamento no Facebook, prática com potenciais repercussões negativas em saúde pública.

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Biografia do Autor

Lívia Iannarelli Galvão Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Nutrição.

Juliana de Paula Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Nutrição

Paula Martins Horta, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Nutrição.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Alves, L. I. G., Matos, J. de P., & Horta, P. M. (2022). Fast food, Black Friday e mídia social no Brasil: perspectivas em Saúde Pública. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 17, e62988. https://doi.org/10.12957/demetra.2022.62988

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva

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