Consumo regular de alimentos ricos em compostos bioativos e nutrientes antioxidantes e estado cognitivo de idosos
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2022.53955Palavras-chave:
Envelhecimento. Demência. Consumo Alimentar.Resumo
Introdução: A prevalência das patologias relacionadas ao envelhecimento aumentou consideravelmente, e a nutrição constitui um importante fator de risco modificável. Objetivo: Avaliar o estado cognitivo e a frequência de consumo de alimentos ricos em compostos bioativos e nutrientes antioxidantes em idosos. Métodos: Participaram da pesquisa idosos da região sudoeste do Paraná. Coletaram-se dados sociodemográficos e clínicos. Avaliou-se o estado cognitivo através do Miniexame do Estado Mental (MEEM), e o consumo de frutas, legumes, leguminosas e oleaginosas foi avaliado por meio de um questionário de frequência de consumo alimentar. Analisaram-se os dados utilizando estatística descritiva e regressão logística. Amostra composta por 82 idosos, predominantemente feminina, com baixa escolaridade e renda. A avaliação do estado cognitivo e da independência na realização das atividades diárias demonstrou que 20,7% da amostra apresentou declínio cognitivo e 13,4% possuíam dependência na realização de atividades cotidianas. Resultados: Os idosos avaliados apresentaram baixo consumo regular de frutas (75,6%), hortaliças (65,9%), leguminosas (67,1%) e especialmente oleaginosas (8,5%). No modelo de análise de regressão logística ajustado para sexo, idade, arranjo domiciliar, renda e escolaridade, os idosos que apresentaram consumo irregular de hortaliças possuíram 5,04 vezes mais chances de desenvolver declínio cognitivo, enquanto no modelo que incluiu, além das variáveis supracitas, atividade física e fatores de risco clínicos para declínio cognitivo, eles apresentaram 6,19 vezes mais chances. Conclusão: O presente estudo apontou que a amostra apresentou um percentual importante de declínio cognitivo, baixo consumo regular de alimentos variados dos grupos das frutas, hortaliças, leguminosas e oleaginosas, sendo que o consumo irregular de hortaliças influenciou em maiores chances de os idosos apresentarem comprometimento cognitivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.