Letramento nutricional de estudantes do ensino técnico e superior do interior do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.48259Palavras-chave:
Alfabetização em saúde. Estudantes. Estudantes de Ciências da Saúde.Resumo
Objetivo: Este estudo objetivou avaliar o grau de letramento nutricional (LN) de estudantes do ensino técnico e superior e comparar o nível de LN de estudantes da área de saúde com o de estudantes de outras áreas. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico, realizado de novembro de 2018 a março de 2019. Para avaliar o grau de letramento, foi utilizada a ferramenta Newest Vital Sign (NVS), na versão traduzida para o português do Brasil. Participaram do estudo 289 estudantes, dos quais 38,75% pertenciam ao gênero masculino e 61,25% ao sexo feminino. Tinham média de idade de 22,62 anos (DP= 4,55). Resultados: Quanto ao grau de letramento, 48,44% dos estudantes apresentaram LN adequado; 25,26% LN com possibilidade de limitação; e 26,30% LN com alta probabilidade de limitação. Estudantes da área da saúde obtiveram 70,83% de grau de LN adequado e estudantes de outras áreas, 41,01%. Conclusão: Os estudantes tiveram adequado letramento em nutrição. Discentes que estudam na área da saúde obtiveram melhor resultado, quando comparados com os de outras áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.