Fatores associados à alteração da taxa de filtração glomerular em praticantes de atividade física em São Luís, MA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.47799Palavras-chave:
Taxa de Filtração Glomerular. Insuficiência Renal. Nefropatias. Atividade Motora.Resumo
Introdução: A doença renal crônica é caracterizada como sendo uma anormalidade da estrutura ou função renal, que se mantêm por 43 meses ou mais, e que apresenta implicações para a saúde e, tradicionalmente, a taxa de filtração glomerular (TFG) é considerada como o melhor marcador de função renal. Objetivou-se avaliar os fatores associados a alterações na TFG em praticantes de atividade física de São Luís, Maranhão. Método: Estudo transversal com amostra de 84 indivíduos praticantes de atividade física. Foram coletados dados sociodemográficos, bioquímicos, de consumo alimentar e antropométricos. A análise estatística contemplou o teste de Shapiro Wilk para verificação da normalidade e, confirmada a normalidade, foi utilizado o teste t de Student para avaliar a diferença entre as variáveis explanatórias com o desfecho (redução da função renal, ou seja: TGF reduzida < 60 ml/min, calculada pela equação de CKD-EPI). A significância estatística foi estabelecida em p < 0,05. Resultados: A TFG reduzida (< 60 ml/min) foi observada em 2,4% dos indivíduos e sua média foi de 89,5 ± 19 ml/min/1,73m2. Associaram-se ao desfecho: idade (32,4 ± 9,4 anos); o sexo feminino (53,6%) e o consumo de proteína. Conclusão: A média de TFG encontrada foi elevada e a maioria dos indivíduos avaliados estavam com valores dentro da normalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.