PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES EM UM MUNICÍPIO DO VALE DO JEQUITINHONHA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28065Palavras-chave:
Vitamina A. Deficiência de vitamina A. Programas e políticas de nutrição e alimentação. Educação em saúde.Resumo
Os objetivos deste estudo foram identificar práticas relacionadas ao Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e revelar representações sociais de mães de crianças beneficiárias acerca da vitamina A, da Deficiência de Vitamina A e do programa em um município do Vale do Jequitinhonha. Foram adotadas a abordagem qualitativa e a Teoria das Representações Sociais. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e focalizadas em 20 mães, sendo essas entrevistas submetidas à análise de conteúdo temática. Este estudo mostrou que a suplementação de vitamina A tem sido uma estratégia vinculada ao Programa Nacional de Imunização e que a prática de suplementação tem sido desacompanhada de um adequado processo de comunicação, informação e educação voltado à população beneficiária. Demonstrou que entre as mães predomina a falta de conhecimento sobre o programa e a Deficiência de Vitamina A. Revelou que algumas mães veem a vitamina A como a “vitamina do posto”, o que indica a concepção primária desse nutriente como medicamento e não como elemento constituinte dos alimentos. Apontou a concepção da vitamina A como vacina ou simplesmente como uma vitamina (de forma genérica), e, por fim, que essa vitamina é valorizada pelas mães, mesmo que, em alguns momentos, elas não compreendam sua importância. Conclui-se que é indispensável o desenvolvimento/fortalecimento de atividades educativas voltadas à população sobre a Deficiência de Vitamina A e as ações voltadas à sua prevenção/controle. Além disso, são necessárias reflexões sobre as representações que esse programa tem deixado para as famílias beneficiárias, por parte dos profissionais que atuam no seu desenvolvimento.
DOI: 10.12957/demetra.2017.28065
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