AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL E QUALIDADE DE VIDA APÓS REALIZAÇÃO DE CIRURGIA BARIÁTRICA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE GOIÂNIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2018.27515Palavras-chave:
Cirurgia Bariátrica. Obesidade. Qualidade de Vida.Resumo
Objetivo: avaliar o perfil nutricional e qualidade de vida de indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica em um hospital público de Goiânia. Metodologia: Estudo transversal, realizado entre agosto a novembro de 2016, com 56 pacientes do ambulatório de obesidade com 6, 12 e 18 meses de pós-operatório de bypass gástrico em Y de Roux. Analisaram-se perfil antropométrico, presença de comorbidades, hábitos de vida e qualidade de vida por meio do instrumento BAROS. Resultados: 84% do sexo feminino, com média de idade de 46 anos (DP= 9,61) e nível de escolaridade predominante ensino fundamental incompleto (44%). No período pré-operatório, a média de IMC foi 50,1 kg/m² ±8,37 e a de perda de peso, 8,7%. Após a cirurgia bariátrica, a média do IMC foi 35,7 kg/m² ±7,09. A perda de excesso de peso foi superior a 50% em 78% da amostra, e houve altos índices de resolução de distúrbios do sono (94%), dislipidemias (91%) e diabetes (86%) (p<001). O consumo de bebida alcóolica foi encontrado em 3,7% dos indivíduos e 74% referiram praticar atividade física. A qualidade de vida foi avaliada como melhorada (27%) e muito melhorada (73%). Entre os três períodos pós-operatórios e entre os indivíduos que tiveram perda ponderal inferior e superior a 50%, não se constataram diferenças significativas, embora todos tenham relatado melhora nos domínios avaliados. Conclusões: a cirurgia bariátrica tem demonstrado eficácia no auxílio na perda de peso, melhora das comorbidades e da qualidade de vida de indivíduos obesos.
DOI: 10.12957/demetra.2018.27515
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.