DETECÇÃO DOS GENES mecA e seh DE Staphylococcus sp. ISOLADOS DE AMOSTRAS DE ALIMENTOS, SUPERFÍCIES E UTENSÍLIOS DE UMA COZINHA INDUSTRIAL DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26426Palavras-chave:
Staphylococcus. Contaminação de Alimentos. Espectrometria de Massas. Resistência à Meticilina. Toxinas Bacterianas.Resumo
Os Staphylococcus são micro-organismos cada vez mais associados a intoxicações alimentares. Este trabalho teve como objetivo determinar a prevalência e detectar fatores de virulência e resistência de Staphylococcus spp. isolados de amostras de alimentos, dos utensílios e superfícies de manipulação de uma cozinha industrial de uma rede de supermercados do Rio de Janeiro, e analisar a presença de genes codificadores da enterotoxina estafilocócica H (seh) e de resistência a antimicrobianos (mecA). Foram coletadas 50 amostras entre janeiro e março de 2016. Após o isolamento, foram realizadas a caracterização das amostras através de identificação em nível de espécie dos isolados por MALDI-TOF MS, a identificação dos genes seh e mecA, pelo método de reação em cadeia da polimerase (PCR). Das 50 amostras analisadas, 45 (90%) foram positivas para presença de Staphylococcus sp. 41 amostras eram pertencentes ao gênero, 37 das quais foram identificadas em nível de espécie, sendo 40 amostras Staphylococcus coagulase-negativas (SCN) e uma coagulase-positiva (SCP). A identificação das espécies pela técnica de MALDI-TOF MS demonstrou ser acurada. O gene seh fora detectado em uma amostra de SCN (S. saprophyticus) isolada de fatiadora de frios. Quando realizada a técnica de PCR para a detecção do gene mecA nas 41 estirpes obtidas de Staphylococcus sp., 6 amostras de alimentos e 7 amostras de superfícies foram positivas. Conclui-se que os SCN se encontram disseminados no ambiente e precisam ter maior atenção no que diz respeito a sua detecção em alimentos.
DOI: 10.12957/demetra.2017.26426
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.