CORPO-VITRINE, SER MULHER E SAÚDE: PRODUÇÃO DE SENTIDOS NAS CAPAS DA REVISTA BOA FORMA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22394Palavras-chave:
Corpo, Saúde, Estética, Revistas Femininas, Análise do Discurso.Resumo
Considerando as representações de corpo belo, jovem, magro e livre de imperfeições, corpos femininos idealizados parecem ser regidos pela ideia difundida, em campanhas publicitárias, de que quanto mais esculpidos, mais felizes e resolvidas são suas donas. Diante desse cenário, o objetivo deste estudo é compreender de que forma ocorre a produção de sentidos sobre o feminino e o corpo no discurso produzido pelas capas da revista Boa Forma. Respaldado nos campos de discussão da Nutrição e da Psicologia, o estudo pautou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, selecionando as 12 capas (edições) impressas do ano de 2015. As capas foram submetidas a análise discursiva, primeiro elencando aspectos mais evidentes e, posteriormente, mais profundos, que originou a constituição de três corpus: Discursos corporificados: o ideal de beleza como objeto de estudo; Ser mulher, ser corpo, ser abdômen; e O corpo obeso, as dietas e a saúde. Observou-se intrínseca associação entre dieta, saúde e beleza, utilizando estratégias midiáticas de conotação persuasiva sobre os cuidados necessários com o corpo. A alusão ao conceito de boa forma parece estar ao alcance de todas mulheres e ligada, exclusivamente, ao mérito delas. Foi possível também inferir que, como um exercício de controle sobre os corpos, as dietas são planejadas para não funcionarem, assim como os ideais de corpo são feitos para não serem atingidos, podendo gerar sentimentos de culpa, transtornos alimentares e tensões, refletindo nas identidades dos sujeitos. Assim, o estudo mostrou-se importante para atentarmos às “verdades” naturalizadas a que estamos sujeitos.
DOI: 10.12957/demetra.2016.22394
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.