RELAÇÃO ENTRE O FERRO DIETÉTICO E A HEMOGLOBINA SÉRICA DE PESSOAS SOB TRATAMENTO HEMODIALÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.18525Palavras-chave:
Iron Deficiency. Anemia. Renal Insufficiency. Renal Dialysis.Resumo
Objetivo: Avaliar a relação entre o ferro dietético e a hemoglobina sérica de pacientes sob tratamento hemodialítico. Metodologia: Estudo transversal, envolvendo 38 homens hemodialíticos, com idade entre 31 e 51 anos. Foram coletados dados de consumo alimentar, por meio do recordatório de 24 horas e analisados pelo software ”Nutwin” versão 1.5. As medidas antropométricas foram aferidas com o uso de fita métrica e uma balança digital Filizola® com capacidade máxima de 150 kg, onde a classificação do estado nutricional foi realizada segundo o índice de massa corpórea (IMC). Realizou-se a análise estatística dos dados por meio do programa SPSS v. 15.0, utilizando a correlação de Pearson para verificar associação entre as variáveis. Resultados: Os valores médios do consumo de ferro estavam inferiores às recomendações, com média de 6,22 ± 7,41 mg/dia. As concentrações médias dos parâmetros bioquímicos hemoglobina, hematócrito e hemácias foram, respectivamente, 9,22 ± 1,48 g/dl, 28,79 ± 5,33, 3,15 ± 0,47, indicando a presença de anemia. Não houve correlação significativa entre a hemoglobina e o ferro dietético (p<0,05). Conclusão: Diante dos resultados, pode-se pressupor que a anemia dos pacientes sob tratamento hemodialítico não foi resultante da baixa ingestão do ferro, mas decorrente de fatores envolvidos no processo de hemodiálise.
DOI: 10.12957/demetra.2015.18525
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.