DESNUTRIÇÃO NA ADMISSÃO, PERMANÊNCIA HOSPITALAR E MORTALIDADE DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.18457Palavras-chave:
Desnutrição, Tempo de Internação, Mortalidade, Pacientes Internados, Admissão do paciente.Resumo
Objetivo: Determinar a frequência de desnutrição na admissão de pacientes para internação, verificando possíveis influências relacionadas ao tempo de permanência hospitalar e à mortalidade. Métodos: O estudo possui caráter observacional transversal retrospectivo, com coleta e análise de dados dos prontuários dos pacientes admitidos para internação na Clínica Médica do Hospital de Clínicas da UFPR no período de janeiro a julho de 2013. Para identificação do risco nutricional, foi utilizada a triagem nutricional Nutritional Risk Screening-NRS 2002. Pacientes com risco nutricional passaram por avaliação nutricional, de acordo com o protocolo do Serviço. Resultados: A amostra de 148 pacientes foi composta majoritariamente por homens adultos. A doença mais frequente foi a HAS, tanto para a amostra total como para os desnutridos. As doenças cardiovasculares, do trato geniturinário, neoplásicas, HAS e outras foram mais frequentes em idosos; e as doenças autoimunes, em adultos. A média de doenças da amostra foi de 2,22 ± 1,16, e os idosos possuíam maior número de doenças associadas. Pacientes com risco nutricional representaram 58,8% da amostra; entre estes, 54,7% eram desnutridos, 0,7% tinham peso normal, 1,4% apresentavam sobrepeso e 2,1% eram obesos. O tempo médio de permanência hospitalar dos pacientes desnutridos foi de 14,05 ±11,87, e dos não desnutridos 15,43 ± 13,81 dias, não houve diferença estatística. O índice de mortalidade da amostra total foi de 5,4%, entre estes, 25% estavam desnutridos. Conclusão: Constatou-se alta frequência de desnutrição, porém não houve relação com o prolongamento da permanência hospitalar e com a mortalidade dos pacientes.
DOI: 10.12957/demetra.2016.18457
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.