PRÁTICAS ALIMENTARES DO GRUPO INDÍGENA KARIRI-XOCÓ, DE LAURO DE FREITAS-BA: SUSTENTABILIDADE E DESAFIOS EM CONTEXTOS DE MUDANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16082Palavras-chave:
Práticas Alimentares-Consumo-SustentabilidadeResumo
O grupo indígena Kariri-Xocó é composto por dois grupos familiares oriundos das etnias Kariri, do Ceará, Xocó, da Ilha de São Pedro-SE, e Fulni-ô, de Águas Belas-PE. O objetivo deste trabalho é descrever suas práticas alimentares na perspectiva de problematizar as condições de autossustentabilidade alimentar, assim como as relações com o mercado de consumo local, a partir do estabelecimento do grupo em uma área no município de Lauro de Freitas-BA. O percurso metodológico adotado foi uma observação participante realizada entre setembro e dezembro de 2012, abarcando os aspectos relacionados a produção, aquisição, preparação e distribuição familiar dos alimentos. Os dados apontam uma produção local insuficiente para a provisão alimentar, sendo a alimentação marcada pela presença de alimentos industrializados em conjunção com frutas nativas encontradas na área. Os recursos financeiros para a compra de alimentos provêm do salário mínimo de um dos moradores, do Programa Bolsa Família, de doações e da venda de artesanatos. A mudança do grupo do local de origem para a reserva indígena Thá-Fene, em Lauro de Freitas, ocorreu em busca de melhores condições de sobrevivência, mas a área se mostra insuficiente para a autossustentação grupal. O excessivo consumo de produtos industrializados, em detrimento de alimentos in natura, é a maior mudança sentida pelos índios. Mudanças alimentares estão ocorrendo na alimentação dos grupos indígenas em geral, com repercussões em diversos setores da vida comunal, entre elas a diminuição das condições de autossustentabilidade e a crescente dependência dos mercados das cidades próximas às áreas indígenas.
DOI: 10.12957/demetra.2015.16082
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.