A JUSTIÇA EM ARISTÓTELES
DOI:
https://doi.org/10.2005/cj.v10i1.85530Keywords:
Justiça distributiva, Aristóteles, Justiça legal, EquidadeAbstract
O presente trabalho pretende fazer um estudo sobre a teoria da justiça de Aristóteles que nos é apresentada no Livro V da Ética a Nicômaco. Nesse sentido, será abordado o conceito de justiça universal, de justiça distributiva e de justiça comutativa. Além disso, esse artigo se propõe a problematizar alguns aspectos dos conceitos de justiça formulados pelo filósofo grego. Por fim, há uma pequena nota sobre a teoria da equidade de Aristóteles e a sua superioridade em relação aos gêneros da justiça que são definidos por Aristóteles.
Downloads
References
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2015.
BARBOSA, Rui. Oração aos moços/O dever do advogado. Campinas: Russell Editores, 2007.
BERTI, Enrico. Novos Estudos Aristotélicos III: filosofia prática. São Paulo: Loyola, 2014.
HERVADA, Javier. O que é o direito? A moderna resposta do realismo jurídico. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.
_______, Javier. Lições propedêuticas de filosofia do direito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.
CORREAS, Carlos I. Massini. Filosofia del derecho: la justicia. Buenos Aires: Lexis Nexis Argentina, 2005.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil: contratos. 25. Ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2022.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Filosofia: Antiguidade e Idade Média. Volume I. São Paulo: Paulus, 2017.
RUSSELL, Bertrand. História da filosofia ocidental – Livro 1: A filosofia antiga. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
WOLF, Ursula. A ética a Nicômaco de Aristóteles. São Paulo: Loyola, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O envio de Conteúdo Editorial para publicação implica aceitação dos termos e condições desta CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS DE COLABORAÇÃO AUTORAL INÉDITA E TERMO DE RESPONSABILIDADE, mediante a qual o autor cede globalmente os direitos autorais do Conteúdo Editorial enviado exclusivamente para o Conselho Editorial da Revista Contexto Jurídico, por todo o prazo de vigência dos direitos patrimoniais de Autor, previsto na Lei Autoral brasileira, para publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, ficando autorizada a incluir esse Conteúdo Editorial nos meios de divulgação impressos ou digitais, on-line, intranet, via internet e hospedagem, isoladamente ou em conjunto com outras obras e serviços de informação eletrônica, em servidores próprios ou de terceiros.
Podendo, ainda, distribuí-la comercialmente e comercializá-la, por todos os meios impressos ou eletrônicos existentes ou que venham a ser criados futuramente, inclusive mediante armazenamento temporário ou definitivo em memória ou disco dos usuários, em aparelhos móveis ou fixos, portáveis ou não, cabendo ao Conselho Editorial da Revista Contexto Jurídico determinar todas as suas características editoriais e gráficas, preço, modos de distribuição, disponibilização, visualização, acesso, download, portais de internet, banco de dados, bem como promoções, divulgação e publicidade. Como contrapartida financeira pela cessão onerosa, o autor receberá um exemplar da revista impressa onde estará publicado o Conteúdo Editorial de sua autoria, dando quitação pelo valor de consideração correspondente ao preço de capa praticado da eventual distribuição comercial da revista.
A reprodução total de artigos em outra publicação é proibida. É permitido citar partes dos textos sem solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.