confrontando o adultocentrismo: intervenções criancistas e decoloniais em filosofias e instituições educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.88634

Palavras-chave:

criancismo, adultocentrismo, decolonialidade, justiça intergeracional, educação, pedagogia

Resumo

“Confrontando o Adultocentrismo: Intervenções Criancistas e Decoloniais em Filosofias e Instituições Educacionais” explora o potencial transformador do criancismo (childism) como uma orientação para criticar e transformar o adultismo e a colonialidade na educação. Editado por Tanu Biswas e Toby Rollo, o dossiê especial baseia-se nas discussões do Childism Institute para destacar as crianças como agentes epistêmicos e desafiar a marginalização estrutural da infância nas esferas sociopolíticas e filosóficas. O criancismo desconstrói e critica vieses adultocêntricos, propondo uma mudança profunda no que diz respeito ao reconhecimento da interdependência da infância e da idade adulta e das perspectivas relacionais como vitais para a justiça intergeracional. Os artigos investigam como sistemas educacionais tradicionais (eurocêntricos) reforçam hierarquias adultocêntricas, considerando as crianças como seres incompletos em um estágio preparatório chamado “infância”.  Eles defendem a reimaginação dos sistemas educacionais com relações pedagógicas que incluam todas as idades, nas quais as crianças participem como contribuidoras ativas. Entre os principais temas estão a educação democrática e a libertação como um projeto intergeneracional, as críticas decoloniais às filosofias da infância subjacentes às práticas educacionais e o papel das crianças como agentes epistêmicos e ativistas. Algumas contribuições defendem o desmantelamento das estruturas adultistas e a integração das crianças e da infância em estruturas democráticas e libertárias. Outros vinculam explicitamente o adultismo à colonialidade, mostrando como os projetos coloniais eurocêntricos infantilizaram os povos colonizados. Os artigos estendem o alcance do criancismo para abordar os legados históricos da opressão racializada e epistêmica, incluindo explorações de imagens racializadas da infância. Coletivamente, o dossiê apresenta o criancismo como uma intervenção oportuna para remodelar a educação, a filosofia e a política, abrangendo as contribuições atuais das crianças e promovendo a igualdade entre as gerações.

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Biografia do Autor

tanu biswas, University of Stavanger

Tanu Biswas is an interdisciplinary philosopher of education. Her theoretical and geographical journey with children and childhood in India, Italy, Norway and Germany has led to a hybrid nomadic sensibility in her contribution to childism research. The objective of her doctoral work was suggesting a childist perspective for the pedagogy of philosophy in response to an overheated era of Anthropocene neoliberalism. Previously, she has worked with monastic childhoods, collective living with infants and voluntary simplicity. Tanu is particularly interested in exploring the philosophical richness that children and childhood have to offer adults.  In this vein her post doctoral project considers contemporary children's civil disobedience (Thunberg's School Strikes) as a call for rethinking the adult-child asymmetry in educational contexts.

Referências

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

BISWAS, Tanu; ROLLO, Toby. confrontando o adultocentrismo: intervenções criancistas e decoloniais em filosofias e instituições educativas. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 20, p. 01–11, 2024. DOI: 10.12957/childphilo.2024.88634. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/88634. Acesso em: 3 jun. 2025.

Edição

Seção

dossier: "confronting adultcentrism in educational philosophies and institutions"