melarete e peech: prefácio de uma colaboração internacional em filosofia com crianças

Autores

  • michael burroughs
  • luigina mortari

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26774

Palavras-chave:

ethics, virtues, education, philosophy with children

Resumo

Neste artigo discutimos dois programas de pesquisa – MELARETE (Verona, Itália) e Philosophical Ethics in Early Childhood (PEECh – Ética Filosófica na Primeira Infância) (State College, Pennsylvania, Estados Unidos) – e uma colaboração internacional de pesquisa emergente baseada nos benefícios da prática de uma filosofia significativa na educação de primeira e segunda infância. Argumentamos a favor do pensamento filosófico e seus benefícios para os estudantes mais jovens, com um foco particular no desenvolvimento ético e significativo. Sustentamos que através da pedagogia filosófica podemos fazer da aprendizagem e do sentido algo vital para os estudantes. Isso é particularmente relevante ao lidar com questões de ética e virtude, questões que estão próximas às vidas das crianças desde seus anos mais iniciais. Mediante a discussão dessas questões e adiantando programas filosóficos de ética e virtude, os filósofos podem ter um papel central no desenvolvimento de pessoas responsáveis e éticas no mundo. Para conseguir isso, sustentamos que é importante que a filosofia seja introduzida às crianças desde uma idade inicial, nas primeiras etapas da escolaridade. Acompanhando uma discussão de nossos respectivos programas de pesquisa e educação na Itália e nos Estados Unidos, discutimos nossos planos atuais para uma colaboração internacional na pesquisa em ética e filosofia com crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

michael burroughs

Michael D. Burroughs is Associate Director of the Rock Ethics Institute, Senior Lecturer of Philosophy, and Affiliate Faculty Member of Education at Penn State University (USA). Michael is also Vice President of the Philosophy Learning and Teaching Organization. His research interests center on ethics, ethics education, community engaged philosophy, philosophy of education, and epistemology.

luigina mortari

Luigina Mortari is Professor of Philosophy and Chair of the Department of Philosophy, Education, and Psychology at the University of Verona (Italy). Luigina has been active in philosophical and ethics research as related to child education for decades. Her research interests center on ethics, ethics and virtues education, philosophy of education, phenomenology, and history of philosophy.

 

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

BURROUGHS, Michael; MORTARI, Luigina. melarete e peech: prefácio de uma colaboração internacional em filosofia com crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 26, p. 69–86, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26774. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26774. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos