melarete e peech: prefácio de uma colaboração internacional em filosofia com crianças
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26774Palavras-chave:
ethics, virtues, education, philosophy with childrenResumo
Neste artigo discutimos dois programas de pesquisa – MELARETE (Verona, Itália) e Philosophical Ethics in Early Childhood (PEECh – Ética Filosófica na Primeira Infância) (State College, Pennsylvania, Estados Unidos) – e uma colaboração internacional de pesquisa emergente baseada nos benefícios da prática de uma filosofia significativa na educação de primeira e segunda infância. Argumentamos a favor do pensamento filosófico e seus benefícios para os estudantes mais jovens, com um foco particular no desenvolvimento ético e significativo. Sustentamos que através da pedagogia filosófica podemos fazer da aprendizagem e do sentido algo vital para os estudantes. Isso é particularmente relevante ao lidar com questões de ética e virtude, questões que estão próximas às vidas das crianças desde seus anos mais iniciais. Mediante a discussão dessas questões e adiantando programas filosóficos de ética e virtude, os filósofos podem ter um papel central no desenvolvimento de pessoas responsáveis e éticas no mundo. Para conseguir isso, sustentamos que é importante que a filosofia seja introduzida às crianças desde uma idade inicial, nas primeiras etapas da escolaridade. Acompanhando uma discussão de nossos respectivos programas de pesquisa e educação na Itália e nos Estados Unidos, discutimos nossos planos atuais para uma colaboração internacional na pesquisa em ética e filosofia com crianças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-01-25
Como Citar
BURROUGHS, Michael; MORTARI, Luigina. melarete e peech: prefácio de uma colaboração internacional em filosofia com crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 26, p. 69–86, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26774. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26774. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos