apreciando com cuidado: o lugar das narrativas numa educação filosófica

Autores

  • wendy c turgeon St. Joseph's College

Palavras-chave:

Philosophical Narrative, Philosophical Education, Teacher Preparation, Fiction

Resumo

Recentemente deu-se à ficção um papel central para o envolvimento com o pensamento filosófico, especialmente dentro de um contexto educativo. Encontramos muitas configurações destas intersecções do narrativo, do filosófico, e precisamos notar as variações entre elas, se examinarmos criticamente a forma em que cada uma delas opera. Aqui cabe uma pergunta inquietante: pode realmente a ficção oferecer ideias filosóficas enquanto literatura, sem ser ela mesma filosófica? Enquanto as alegorias e as analogias tem uma larga e frutífera história de elucidação de complexas ideias filosóficas, os filósofos se deram o trabalho de se diferenciar dos criadores de histórias. Os filósofos preferiram os pensamentos sustentados em argumentos racionais em vez das sugestões imaginativas, Ficção não é filosofia. Este trabalho explorará as distintas formas que a narrativa como filosofia pode tomar e oferecer uma avaliação dos méritos relativos destas histórias como convite ao pensamento filosófico.

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

turgeon, wendy c. (2015). apreciando com cuidado: o lugar das narrativas numa educação filosófica. Childhood & Philosophy, 11(21), 23–35. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20713

Edição

Seção

número especial