o programa de filosofia para crianças de matthew lipman: uma concepção liberal da educação
Resumo
O presente artigo pretende demonstrar que o Programa de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman, fundamenta-se numa concepção liberal da relação entre educação e sociedade, concepção da qual decorre o caráter idealista e “não-crítico” de sua pedagogia. Para tanto, apresenta-se inicialmente uma breve caracterização dessa concepção, enfatizando-se a “missão redentora” e de equalização social por ela confiada à escola. Em seguida, procede-se à descrição sumária de alguns dos principais aspectos constitutivos do Programa de Lipman, para, posteriormente, explicitar-se a forma pela qual ele incorpora o ideário liberal da educação como “redentora”. Finalmente, discutem-se algumas das implicações políticas e ideológicas dessa incorporação. Cabe esclarecer que a reflexão aqui apresentada não se refere a nenhuma das práticas atuais de filosofia com crianças, mas às posições do próprio Lipman expressas fundamentalmente em duas de suas obras mais importantes: A filosofia vai à escola e O pensar na educação. Palavras-chave: filosofia para crianças; ensino de filosofia; filosofia e educação; Matthew LipmanDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-26
Como Citar
SILVEIRA, Renê josé trentin. o programa de filosofia para crianças de matthew lipman: uma concepção liberal da educação. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. pp.121–139, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20582. Acesso em: 7 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos