o papel da escola na prisão: saberes e experiências de alunos e professores
Resumo
O presente texto tem a intenção de tecer reflexões sobre o papel da escola na prisão, buscando compreender como alunos e professores a significam e delinear caminhos para a melhoria da qualidade de vida de homens em privação de liberdade. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, tendo como sujeitos, professores e alunos da escola de uma penitenciária do estado de São Paulo/Brasil. Foram utilizadas como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a observação, conversas informais e entrevistas. A análise dos dados obtidos, com base em referenciais de autores envolvidos com a temática na América Latina, evidencia ser a escola da prisão, espaço de socialização, construção de identidade e de aprendizagens cumprindo, portanto, sua função de mediadora entre saberes, culturas e a realidade, oferecendo possibilidades de preservação dos direitos humanos de jovens e adultos em privação de liberdade.Downloads
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Publicado
2011-11-20
Como Citar
ONOFRE, Elenice. o papel da escola na prisão: saberes e experiências de alunos e professores. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 271–297, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20571. Acesso em: 13 jul. 2025.
Edição
Seção
concurso nacional anped