filosofia para crianças e a intensificação da sensibilidade intercultural

Autores

  • damian spiteri Malta College of Arts, Science, and Technology (MCAST).

Palavras-chave:

sensibilidade intercultural, auto-reflexão, pluralismo, diálogo, esperança

Resumo

Essa análise mostra como a Filosofia para Crianças (FpC) pode ser usada como uma ferramenta para intensificar a sensibilidade intercultural. Um grupo de jovens investigadores universitários malteses e investigadores adolescentes órfãos moradores de um orfanato são engajados numa investigação dialógica, num processo de mudança do modo como eles vêm suas identidades subjetivas individuais. A análise sai da aplicação da FpC num ambiente educativo formal e também de sua aplicação no âmbito da infância. Desta maneira, o trabalho procura avançar no conhecimento sobre como a FpC pode ser aplicada criativamente para garantir tais valores como compreensão, empatia, diálogo, aceitação de si e dos outros, e compartilhamento. Ele também mostra como as pessoas podem curar algumas feridas do passado através do compartilhamento, e também as ajuda a criar a esperança de um futuro mais luminoso. A participação deles numa comunidade de investigação é uma manifestação externalizada de suas questões pessoais para uma melhor compreensão de suas próprias realidades e seus desejos de entender as pessoas de outras culturas. Através da importância dada à escuta da voz desses investigadores órfãos, a análise é conformada pela transição de experiências de vida e a juventude dos investigadores órfãos. O trabalho é estruturado numa combinação interdisciplinar de psicanálise e pensamento socio-cultural e filosófico. Palavras-chave: sensibilidade intercultural; auto-reflexão; pluralismo; diálogo; esperança

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

damian spiteri, Malta College of Arts, Science, and Technology (MCAST).

Senior Lecturer in Health and Social Care, Malta College of Arts, Science, and Technology (MCAST). Paola Road, Paola.

Downloads

Publicado

2010-07-19

Como Citar

SPITERI, Damian. filosofia para crianças e a intensificação da sensibilidade intercultural. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. pp. 87–111, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20559. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos