filosofia para crianças e a intensificação da sensibilidade intercultural
Palavras-chave:
sensibilidade intercultural, auto-reflexão, pluralismo, diálogo, esperançaResumo
Essa análise mostra como a Filosofia para Crianças (FpC) pode ser usada como uma ferramenta para intensificar a sensibilidade intercultural. Um grupo de jovens investigadores universitários malteses e investigadores adolescentes órfãos moradores de um orfanato são engajados numa investigação dialógica, num processo de mudança do modo como eles vêm suas identidades subjetivas individuais. A análise sai da aplicação da FpC num ambiente educativo formal e também de sua aplicação no âmbito da infância. Desta maneira, o trabalho procura avançar no conhecimento sobre como a FpC pode ser aplicada criativamente para garantir tais valores como compreensão, empatia, diálogo, aceitação de si e dos outros, e compartilhamento. Ele também mostra como as pessoas podem curar algumas feridas do passado através do compartilhamento, e também as ajuda a criar a esperança de um futuro mais luminoso. A participação deles numa comunidade de investigação é uma manifestação externalizada de suas questões pessoais para uma melhor compreensão de suas próprias realidades e seus desejos de entender as pessoas de outras culturas. Através da importância dada à escuta da voz desses investigadores órfãos, a análise é conformada pela transição de experiências de vida e a juventude dos investigadores órfãos. O trabalho é estruturado numa combinação interdisciplinar de psicanálise e pensamento socio-cultural e filosófico. Palavras-chave: sensibilidade intercultural; auto-reflexão; pluralismo; diálogo; esperançaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-07-19
Como Citar
SPITERI, Damian. filosofia para crianças e a intensificação da sensibilidade intercultural. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. pp. 87–111, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20559. Acesso em: 5 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos