corpo: possibilidades para pensar e ensinar filosofia. o philodrama como experiência de formação
Palavras-chave:
corpo, jogo, escuta, philo-drama, R. SassoneResumo
Esse trabalho é uma síntese avaliativa do trabalho de campo da dissertação de mestrado intitulada corpo: possibilidades para pensar e ensinar filosofia. O philodrama como experiência de formação. A reflexão propõe pensar o corpo numa específica relação com a filosofia investigando uma proposta estética — o philodrama — que propõe jogos dramáticos e transposições de textualidade para a compreensão de conceitos filosóficos. Como pode a filosofia na escola trabalhar no sentido de contribuir para uma ‘escuta’ do corpo-próprio possibilitando novas formas de sociabilidade e de subjetividade que possam se contrapor a instrumentalização do corpo ou a idéia do corpo como produto de consumo?Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-06-16
Como Citar
COSTA, Giovânia. corpo: possibilidades para pensar e ensinar filosofia. o philodrama como experiência de formação. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. pp. 147–172, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20541. Acesso em: 5 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos