uma aprendizagem da infância: primeiras instâncias
Palavras-chave:
infância, devir, G. Deleuze, Guimarães RosaResumo
O termo infância é usualmente considerado equivalente de criança e o vocábulo criança parece indicar mais claramente ainda uma realidade psicobiológica que remete a um indivíduo. Interessa-nos, neste estudo, problematizar essa identificação: investigar a infância, não em sua constituição capturável no âmbito institucional da família, da escola, do trabalho ou mesmo em suas condições de existência referentes à etnia, gênero ou disponibilidades cognitivas, mas no que ela se aproxima de um devir. Nossa opção por pensar o devir se dá pela força semântica que o termo possui para ressaltar as formas do tornar-se, do vir a ser, ou seja, o modo processual de alteração de um estado existencial, mais do que de uma etapa da vida.Downloads
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Publicado
2009-06-16
Como Citar
LEAL, Bernardina de sousa. uma aprendizagem da infância: primeiras instâncias. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. pp. 73–82, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20537. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos