a importância social do conceito na concepção de filosofia e educação de john dewey

Autores

  • darcísio muraro Instituto de Filosofia e Fundação Sidónio Muralha, Curitiba, PR

Palavras-chave:

concept, experience, language, thinking, philosophy, education.

Resumo

O artigo busca compreender a importância da dimensão social na concepção de conceito desenvolvida por Dewey.. Explora o conceito como o componente do significado da experiência. A filosofia cabe estudar a experiência de vida reconstruindo estes conceitos através da crítica dos hábitos e preconceitos culturais e da criação imaginativa de novas hipóteses como fonte de enriquecimento e emancipação da vida. O conceito opera como um instrumento na condução da experiência inteligente. Papel fundamental ocupa a linguagem neste processo como o “instrumento dos instrumentos”. Ela torna possível a representação do conjunto de usos do conceito e a livre comunicação ampliando indefinidamente a experiência. A vida democrática é a única forma de vida digna dos seres humanos. Nela a experiência associada adquire sua forma plena na livre e necessária comunicação dos conceitos entre os indivíduos e da ação compartilhada proporcionando a continuidade da vida social. A educação é a própria experiência de vida associada, significada e comunicada.

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Publicado

2008-12-31

Como Citar

MURARO, Darcísio. a importância social do conceito na concepção de filosofia e educação de john dewey. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. pp. 85–109, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20529. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos