colonialidade da educação infantil: análise crítica das práticas pedagógicas em uma instituição em contexto periférico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.82143

Palavras-chave:

educação infantil, colonialidade, adultocentrismo, periferia, infância

Resumo

Busca-se neste artigo problematizar a manifestação da colonialidade nas práticas pedagógicas de uma instituição de educação infantil situada em contexto periférico a partir da percepção de professoras e famílias. A argumentação e análise teórica adotada partem dos estudos da infância e teoria decolonial/contracolonial. Serão analisadas as conversas estabelecidas com adultos participantes da pesquisa, sendo quatro entrevistas realizadas com professoras e mães de crianças de uma instituição de educação infantil de contexto periférico e negro, localizada no município de Betim – MG. A partir dos sujeitos da pesquisa são apresentadas denúncias que configuram o que chamamos de colonialidade da educação infantil. A alimentação das crianças foi destacada, pelas professoras e mães, como um dos momentos da rotina pedagógica que gerava grande incômodo devido a práticas de violência com as crianças. Esta violência compõe o que se denomina como adultocentrismo, que existe para posicionar as crianças às margens do projeto civilizatório ocidental, sendo que nestes termos o adultocentrismo pode ser também compreendido como a peste branca produzida pela matriz eurocêntrica e colonial. Atuar contra a colonialidade e contra o adultocentrismo é defender uma experiência concreta e histórica para a educação infantil e não apenas teórica. Cada vez mais é preciso avançar na formação das professoras de forma conscientizadora quanto a emergência da contracolonização da educação infantil em articulação com o projeto de sociedade emancipatória para todos e todas.

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Biografia do Autor

otavio henrique ferreira da silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, licenciado em pedagogia pela Universidade de Uberaba e em matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, bacharel em administração pela Faculdade Pitágoras de Betim. É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Departamento de Educação, Campus Helena Antipoff - Ibirité/MG e professor e coordenador do Mestrado em Segurança Pública e Cidadania - Faculdade de Políticas Públicas - FaPPGeN/UEMG. Líder dos grupos de estudos e pesquisas "Infâncias, Matemáticas e Relações Étnico-Raciais" - IMERER/CNPq e "Grupo de Estudos Periféricos" - GEP. Pesquisa, ministra aulas e cursos sobre os temas: "educação infantil", "Infância", "periferia", "educação para as relações étnico-raciais", "decolonialidade", "contracolonialidade", "emancipação", "gestão democrática", "cidadania", "democracia", "formação de professores", "o legado de Paulo Freire" e "etnomatemática". Filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/UEMG. E-mails: hotaferreira@gmail.com ou otavio.silva@uemg.br

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, Otavio henrique. colonialidade da educação infantil: análise crítica das práticas pedagógicas em uma instituição em contexto periférico. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 20, p. 01–28, 2024. DOI: 10.12957/childphilo.2024.82143. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/82143. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossier: "confronting adultcentrism in educational philosophies and institutions"