da filosofia para crianças indígenas à filosofia das crianças indígenas: uma proposta a partir da nosotrificação Maia-Tojolabais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.78357

Palavras-chave:

tojolabal, pensamiento indígena, Filosofía para Niños, Lipman, Sharp.

Resumo

Ao longo dos últimos anos, a Filosofia para Crianças tem testemunhado o surgimento de práticas dentro de comunidades indígenas ao redor do mundo. Das práticas mexicanas de Madrid ou Ezcurdia às africanas de Odierna e as asiáticas de Elicor, diversos especialistas têm destacado seus benefícios para o desenvolvimento do pensamento crítico e, por conseguinte, para a libertação das condições de opressão e colonialismo às quais foram submetidos os povos originários. Mas apesar das boas intenções, existe a preocupação de que as metodologias do pensamento crítico ou da verdade aplicadas segundo critérios discursivos ou lógico-argumentativos podem se converter em um mecanismo neocolonial ao impor formas de pensamento ocidentais. Além disso, a agenda de temas das sessões filosóficas e seus materiais correspondem a horizontes estadunidenses e europeus. Portanto, podemos estar diante de um processo de imposição de discurso, onde a salvação do pensamento crítico venha a se tornar um novo modelo de opressão. Esse artigo analisa os riscos dessa realidade e propõe um modelo cooperativo. Essa cooperação encoraja a escuta às filosofias desses povos para ampliar, corrigir e melhorar os pressupostos da Filosofia para Crianças. Para isso, a proposta segue o caminho inverso ao trabalho filosófico realizado com as comunidades indígenas mencionadas anteriormente. Ela reflete sobre os avanços feitos por sua filosofia em relação às pressuposições ocidentais de nosso campo. Dessa forma, abre espaço para um produto sinérgico que facilita a criação de uma Filosofia das crianças indígenas Maias-Tojolabais e não uma Filosofia para elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Barrientos-Rastrojo, Universidad de Sevilla

Profesor titular, Departamento Metafísica y Corrientes Actuales de la Filosofía, Ética y Filosofía Política, Universidad de Sevilla

Referências

AA.VV. (2022). Mandato indígena. Resguardo indígena quillasinga Refugio del Sol. Colombia: AECID-Alcaldía de Pasto.

Azarian, B. (2022). The romance of reality: How the universe organizes itself to create life, consciousness, and cosmic complexity. Dallas: Benbella books.

Barrientos Rastrojo, J. (2022). La Filosofía para Niños y Jóvenes como prevención y antídoto frente a los discursos de odio. Isegoría, (67), e02.

Barrientos Rastrojo, J. (2020). Filosofía aplicada experiencial. Madrid: Plaza&Valdés.

Barrientos Rastrojo, J. (2018). La obcecación creencial y su tratamiento por medio de la comun(ica)ción experiencial y de la palabra invocadora. ’Ilu. Revista de Ciencias de las Religiones, 23, pp. 13-30.

Barrientos Rastrojo, J. (2016). La experiencialidad como respuesta a la tendencia analítica de la filosofía para niños. childhood & philosophy, 12(25), pp. 519-542.

Barrientos Rastrojo, J. (2010). El rostro de la experiencia desde la marea orteguiana y zambraniana. Revista Endoxa, 1(25), pp. 279-314.

Costa, R. (2014). The importance and applicability of philosophy for children in today’s society. Revista Internacional de Filosofía Aplicada HASER, (5), pp. 77-106.

Cuadriello Olivos, H., & Megchún Rivera, R. (2006). Tojolabales, Comisión nacional para el desarrollo de los pueblos indígenas. Ciudad de México.

Echeverría, E. (2011). Filosofía para niños, SM, México DF.

Eraso, M. (2022). La Cocha, sujeto de derechos ancestrales, ¿qué significa? Diario del sur. Disponible online en https://www.diariodelsur.com.co/la-cocha-sujeto-de-derechos-ancestrales-que-significa/#:~:text=Proteger%20la%20vida%20de%20las,sus%20usos%20y%20costumbres%20ancestrales.

Elicor, P. P. (2019). Philosophical inquiry with indigenous children: an attempt to integrate indigenous forms of knowledge in philosophy for/with children. Childhood & philosophy, vol. 15, pp. 01–22

Ezcurdia, J. (2016). Filosofía para Niños. La Filosofía frente al espejo. UNAM, México DF.

Gardner, S. (2015). Commentary on ‘Inquiry is not mere conversation. Journal of Philosophy in Schools, 2(1), pp. 71-91.

García Moriyón, F. (2011). Filosofía para Niños: genealogía de un proyecto. Revista Internacional de Filosofía Aplicada HASER, (2), pp. 15-40.

González Galván, H. (2014). Filosofía para/con niños: acotaciones hermenéuticas y ejercicio de aplicación. Revista Internacional de Filosofía Aplicada HASER, (5), pp. 77-106.

Guerra, S. (2010). Filosofía aplicada en contextos de colonialidad y emergencia: el caso de Eugenio Espejo. Revista internacional de Filosofía Aplicada HASER, (1), pp. 121-147.

Kennedy, D. (2010). Philosophical Dialogue with Children: Essays on Theory and Practice. New York: The Edwin Mellen Press.

Kohn, E. (2021). Cómo piensan los bosques. Hacia una antropología más allá de lo humano. Quito: Abya-Yala.

Lago, JC. (2006). Redescubriendo la comunidad de indagación Pensamiento complejo y exclusión social. Madrid: Ediciones de la Torre.

Lenkersdorf, C. (2005). Filosofar en clave tojolabal. México DF: Porrúa.

Lenkersdorf, C. (2008a). Aprender a escuchar: Enseñanzas mayas-tojolabales. México DF: Plaza&Valdés.

Lenkersdorf, C. (2008b). Los hombres verdaderos. México DF: Siglo XXI.

Lipman, M. (2003). Thinking in education. Cambridge: Cambridge University Press.

Lovelock, J. (1985). Gaia. Una nueva visión de la vida sobre la tierra. Barcelona: Orbis.

Madrid, M. E. (2008). Multiculturalism, extreme poverty, and teaching p4c in Juchitan: a short report on research., Childhood & philosophy, 4(8), pp. 125-135.

Gregory, M. (2013). Precollege Philosophy Education. In Gowering, S., Shudak, N. J., & Wartenberg, T. (Eds.). Philosophy in Schools, Routledge, New York, pp. XX-XX.

Nomen, J. (2021). El niño filósofo y la ética. Barcelona: Arpa.

Odierna, R. (2012). Philosophy for children Kenyan style. Educational perspectives, vol. 44, 1-2, pp. 46-50.

Panikkar, R (2021). Ecosofía. La sabiduría de la Tierra. Barcelona: Fragmenta Editorial.

Pigem, J. (2022). Así habla la tierra. Barcelona: Kairós.

Pineda, D. (2004). Filosofía para niños: el abc. Bogotá: Beta.

Reed-Sandoval, A. (2014). Cross-cultural exploration in the P4C classroom: Reflections on doing philosophy with triqui children in Oaxaca de Juárez. Teaching ethics, vol. 14, 2, pp. 77-90.

Reed-Sandoval, A. (2019). Can philosophy for children contribute to decolonization? Precollege Philosophy and Public Practice, vol. 1, pp. 27-41.

Sak K’inal Tajaltik, & Lenkersdorf, C. (2000). El diario de un tojolabal. Madrid: Plaza&Valdés.

Sátiro, A. (2016). Jugar a pensar con niños de 3 y 4 años. Barcelona: Octaedro.

Shaari, A., & Hamzah, A. (2018). A comparative review of caring thinking and its implications on teaching and learning. Malaysian Journal of Learning and Instruction, vol. 15, 1, pp. 83-104.

Splinter J. L., & Sharp, A.M. (1996). La otra educación. Filosofía para Niños y la comunidad de indagación. Buenos Aires: Ediciones Manantial.

Sumiacher, D. (2009). Napité. Un acercamiento de Filosofía con Niños a un contexto indígena. Childhood & philosophy, 5(9), pp. 117-152.

Publicado

2023-09-30

Como Citar

BARRIENTOS-RASTROJO, José. da filosofia para crianças indígenas à filosofia das crianças indígenas: uma proposta a partir da nosotrificação Maia-Tojolabais . childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–34, 2023. DOI: 10.12957/childphilo.2023.78357. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/78357. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos