escolaridade, comunidade de investigação filosófica e uma nova sensibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.74061

Palavras-chave:

estudos sobre a democracia, psicologia evolutiva, filosofia da infância, educação dialógica, comunidade de investigação filosófica

Resumo

Este artigo busca reconstruir o papel da escolaridade em um momento de acelerada crise social, política, econômica, geopolítica, climática e até mesmo planetária. Identifica a escola como uma instituição potencialmente prefigurativa, uma fronteira social evolutiva capaz de alimentar o caráter social democrático, uma forma de sensibilidade sem a qual nenhuma democracia política autêntica é possível. Como teorizado por Herbert Marcuse, Richard Hart e Antonio Negri, a “nova sensibilidade” ou “multidão” é caracterizada por uma grande liberdade psicológica, individualidade, criatividade social e auto-governo, compreendendo um “todo de singularidades” que “age em comum”. Sugere um sujeito humano com um impulso vital e biológico para a libertação, com uma consciência capaz de romper o véu material e ideológico de uma sociedade baseada na hierarquia e na dominação, e está politicamente associada à democracia e ao social-anarquismo, ou ao que Murray Bookchin chamou de “comunalismo”. Este artigo identifica três características principais de uma instituição embasada nessa forma de subjetividade modal, todas elas baseadas no diálogo aluno-professor: um currículo emergente baseado em projetos, uma governação democrática direta a todos os níveis da comunidade escolar, e a prática regular da investigação filosófica comunitária, através da qual problematizamos os conceitos que orientam nossas vidas, com vista à sua reconstrução contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

david k kennedy, Universidade Estadual de Montclair

Professor
Departamento de Fundações Educacionais

Referências

Bookchin, M. (2005). The Ecology of Freedom. Oakland CA: AK Press.

Bowen, J. (1970). A History of Western Education. The Ancient World: Orient and Mediterranean (Vol. 1). London: Methuen.

Corrington, R. S. (1992). Signs of Community. In Nature and Spirit: An Essay on Ecstatic Naturalism (pp. 83-119). New York: Fordham University Press.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1987). A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. Translated by B. Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press.

deMause, L. (ed.). (1974). The History of Childhood. New York: Harper & Row.

Dewey, J. (1916). Democracy and Education. New York: Macmillan.

Dewey, J. (1922). Human Nature and Conduct: An Introduction to Social Psychology. New York: Henry Holt & C.

Fielding, M., & Moss, P. (2011). Radical Education and the Common School: A Democratic Alternative. London: Routledge.

Freire, P. (1965). Pedagogy of the Oppressed. New York: Continuum.

Graeber, D. (2004). Fragments of an Anarchist Anthropology. Chicago: Prickly Paradigm Press.

Hardt, M., & Negri (2004). Multitude: War and Democracy in the Age of Empire. New York: Penguin Books.

Krätzä. (2006). Democratic Schools. [VIDEO] https://www.youtube.com/watch?v=PfMk-cpXAP8&ab_channel=KR%C3%84TZ%C3%84

Malaguzzi, L. (1994). Your Image of the Child: Where Teaching Begins. Exchange 3. (March/April) http://exchangepress.com/article/your-image-of-the-child-where-teaching-begins/5009652/

Marcuse, H. (1969). An Essay on Liberation. Boston: Beacon Press.

Masschelein, J., & Simons, M. (2013). In Defense of the School: A Public Issue. Translated by J. McMartin. Leuven: Culture & Society Publishers.

Pearce, J. C. (2002). The Biology of Transcendence: A Blueprint of the Human Spirit. Rochester VT: Park Street Press.

Peirce, C. S. (1893). Evolutionary Love. The Monist. 3, 176-200.

Plato. (1961). Republic. Translated by P. Shorey. In The Collected Dialogues of Plato (pp. 575-844). Edited by E. Hamilton and C. Huntington. Princeton NJ: Princeton University Press.

Sorin, R. (2005). Changing Images Of Childhood: Reconceptualising Early Childhood Practice. International Journal of Transitions in Childhood 1(1), 12-21.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

KENNEDY, David k. escolaridade, comunidade de investigação filosófica e uma nova sensibilidade. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–21, 2023. DOI: 10.12957/childphilo.2023.74061. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/74061. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

dossier: o presente e o futuro de fazer filosofia com crianças