desenvolvimento do pensamento multidimensional para a construção de uma cidadania criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70385

Palavras-chave:

pensamento multidimensional, cidadania criativa, construção de paz, infância.

Resumo

A importância do projeto de Cidadania Criativa a partir da promoção do pensamento crítico, ético e criativo em crianças da primeira infância como atores sociais e construtores da paz reside na integração da Cidadania Criativa com a perspectiva da Filosofia para Crianças (FpC) do filósofo norte-americano Matthew Lipman, na medida em que promove nos participantes a capacidade de pensar de forma crítica, ética e criativa nas e a partir de suas realidades, promovendo o exercício permanente de competências de pensamento nas diversas áreas de sua vida cotidiana. Por outro lado, esta pesquisa foi levantada a partir de uma abordagem qualitativa, na medida em que procurou indagar sobre o sentido e o significado das relações, particularmente de crianças e agentes sociais que estão ligados a processos formativos, procurando explorar, descrever, gerar perspectivas teóricas e, ao mesmo tempo, promover transformações sociais a partir das mesmas comunidades por meio do empoderamento do pensamento multidimensional. De acordo com o exposto, as seções que compõem este artigo foram organizadas tomando como ponto de partida a noção de Pensamento Multidimensional, passando por uma revisão do conceito de Cidadania Criativa e finalizando com o de Construção de Paz. Estas três categorias teóricas permitiram situar as intenções investigativas no quadro das realidades da infância e das mediações pedagógicas que ocorreram ao longo da implementação do projeto. Tendo em conta a avaliação dada ao desenvolvimento do pensamento nas infâncias, propõe-se a seguir um estatuto conceitual que fundamenta a ideia de pensamento e nela a forma como se entende a promoção de competências nas crianças. Por sua vez, em um segundo momento, explora-se a noção de Cidadania Criativa, apontando o movimento criativo que envolve a participação das infâncias em ambientes sociais e a configuração de ações transformadoras dos problemas percebidos. Finalmente, propõe-se o conceito de Construção de Paz, aprofundando a forma como a comunidade de diálogo filosófico implica um compromisso com a configuração de ambientes pacíficos na medida em que forja as capacidades dos cidadãos para empreender ações individuais e coletivas que lhes permitam criar e re-criar a partir de seus contextos, cenários de convivência pacífica.

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Biografia do Autor

víctor andrés rojas chávez, Facultad de ciencias Humanas y Sociales de UNIMINUTO, Colombia

Professor e pesquisador, Graduado em Filosofia e Especialista em Gestão Social pela Corporação Universitária Minuto de Dios —UNIMINUTO—, Mestre em Teologia pela Pontificia Universidad Javeriana. Coordenadora do Projeto Marfil (Marginalidade e Filosofia para Crianças) do Departamento de Filosofia da UNIMINUTO. Coordenadora da Rede Colombiana de Filosofia para Crianças. Formadora na disciplina de Filosofia para Crianças em diversas instituições nacionais e internacionais. Autora e Editora de diversas publicações sobre a temática da Filosofia para Crianças em editoras nacionais e internacionais.

alejandra herrero hernández, Facultad de ciencias Humanas y Sociales de UNIMINUTO, Colombia

Historiadora de arte pela Universidade Autónoma de Madrid, mestre em formação de professores pela UDIMA, mestre em História da Arte pela Universidade Livre de Berlim. Formador de formadores em filosofia lúdica, filosofia para crianças e cidadania criativa. Integrante do projeto MARFIL e co-investigadora do projeto de pesquisa “Cidadania criativa a partir da promoção do pensamento crítico, ético e criativo em meninos e meninas da primeira infância como atores sociais construtores da paz” da Corporação Universitária Minuto de Dios-UNIMINUTO.

simón dumett arrieta, Facultad de ciencias Humanas y Sociales de UNIMINUTO, Colombia

Licenciatura em filosofia. Especialista em Comunicação Educacional. Mestrado em Comunicação, Desenvolvimento e Mudança Social. Professor do Departamento de Filosofia da UNIMINUTO. Vasta experiência no desenvolvimento de processos de formação, investigação e projeção na proposta de Filosofia para Crianças em contextos de educação formal e não formal.

adriana tabares salazar, Facultad de ciencias Humanas y Sociales de UNIMINUTO, Colombia

Licenciada en educación preescolar, magister en educación con énfasis en sistemas didácticos del lenguaje de la Pontificia Universidad Javeriana, labora en la Corporación Universitaria Minuto de Dios y actualmente desempeña el cargo de Coordinadora Académica de la Licenciatura en educación Infantil.

zaily del piar garcía gutiérrez, Facultad de ciencias Humanas y Sociales de UNIMINUTO, Colombia

Licenciada em Educação Pré-Escolar pela Universidade Nacional Pedagógica, Mestre em Comunicação Educativa pela Universidade Tecnológica de Pereira e Doutora em Currículo, Docentes e Instituições Educativas pela Universidade de Granada Espanha. Com experiência como professora de educação inicial e pré-escolar durante 7 anos e como professora universitária da licenciatura em Educação Infantil durante um período de 11 anos. Tutora em processos de formação em atenção integral à primeira infância e coordenadora do desenho de módulos formativos para implementação das bases curriculares da Educação Inicial e Pré-Escolar. Produção de pesquisa em educação infantil, desenvolvimento de habilidades de pesquisa para formar profissionais em pedagogia infantil e formação de educadores infantis para inovação educacional no ensino superior.

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Publicado

2023-04-20

Como Citar

ROJAS CHÁVEZ, Víctor andrés; HERRERO HERNÁNDEZ, Alejandra; DUMETT ARRIETA, Simón; TABARES SALAZAR, Adriana; GARCÍA GUTIÉRREZ, Zaily del piar. desenvolvimento do pensamento multidimensional para a construção de uma cidadania criativa. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–23, 2023. DOI: 10.12957/childphilo.2023.70385. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/70385. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

dossier: filosofia na e para além da sala de aula; fpc através de diferenças culturais, sociais e políticas