crianças, pandemia e escola: recomeçar é um ato político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63184

Palavras-chave:

crianças, escola, docência, curiosidade necessária

Resumo

O presente artigo é um convite a envolver-se com a Pedagogia da Pergunta, de Paulo Freire, como possibilidade para retomar a cotidianeidade escolar com as crianças, compreendendo este acontecimento como um ato político. Partindo de uma conversa instigante que Paulo Freire teve com Antônio Faundez (1985), narrada na obra Por uma Pedagogia da Pergunta , este texto pretende provocar pensamentos e instigar o leitor com seus argumentos e suas ideias, para que pensemos juntos, pesquisadoras (es) , professoras (as), educadoras (es), alternativas que sejam acolhedoras, responsivas e amorosas com as experiências dos meninos e meninas neste tempo de “quase-exílio” da pandemia do COVID-19.“Quase-exiladas” da escola, dos direitos, dos encontros, das trocas, torna-se necessário recomeçar de onde estão, instância, as crianças. Recomeçar de suas aventuras, de suas dores, de suas perdas, das suas vivências e experiências reais. Permitir que estas produzam perguntas conforme suas curiosidades, ao saber-fazer docente e aos planos escolares, como temperos singulares em um prato especial que será preparado e servido por todos e todas, sem exceção. Neste caminho,

Biografia do Autor

flávia maria de menezes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora aposentada pelo Colégio Pedro II, campus São Cristóvão I, no Rio de Janeiro. Doutora em Educação, Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Território dos Estudos da Infância, coordenado pela Proª Dra. Lisandra Ogg Gomes. flaviamaria37@yahoo.com.br

marcia de oliveira gomes gil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação PROPED / UERJ- Pesquisadora do NEIPE / UERJ. Atua com formação continuada de professores. marciagil1303@gmail.com

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

de menezes, flávia maria, & gil, marcia de oliveira gomes. (2022). crianças, pandemia e escola: recomeçar é um ato político. Childhood & Philosophy, 18, 01–19. https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63184

Edição

Seção

artigos