bebês, materialidade e objetos técnicos na primeira infância no brasil e na frança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.58124

Palavras-chave:

creches, currículo, docência, materialidade, cartografias.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central discutir a materialidade das relações e das experiências por crianças na educação infantil, a partir de um diálogo com as diretrizes curriculares brasileiras para a educação infantil em âmbito nacional e em 3 municípios do estado de São Paulo, utilizando conceitos de objetos técnicos e individuação desenvolvidos por Simondon. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como metodologia não apenas a pesquisa bibliográfica e documental, como também a produção de cartografias de cenas em que se observam relações entre bebês e objetos. A cartografia aqui utilizada é inspirada nos registros desenvolvidos por Fernand Deligny (2015) e sua apropriação para pesquisa com bebês, proposta por Julia Oliveira (2016). Foi realizada uma investigação sobre o tema no campo da educação em artigos científicos e documentos norteadores para a educação infantil. As trajetórias e afetos dos bebês e suas relações com os objetos foram mapeados em dois cenários distintos que foram coletados no campo de um projeto coletivo integrado pelas autoras. Trata-se de uma obra que contribui para a educação infantil de modo geral e, em específico, para os estudos de bebês.


 

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Publicado

2022-03-27

Como Citar

TEBET, Gabriela guarnieri de campos; CAETANO, Sabrina de oliveira; SOUZA, Lidiane cristina loiola; IMPEDOVO, Maria antonieta; COSTA, Julia. bebês, materialidade e objetos técnicos na primeira infância no brasil e na frança. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, p. 01–33, 2022. DOI: 10.12957/childphilo.2022.58124. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58124. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos