música, autismo e diferenças: a representação como violência em levinas e deleuze

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56160

Palavras-chave:

oficina de música, autismo, diferença, alteridade, representação

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em investigar e discutir as noções de diferença e representação em Emmanuel Lévinas e Gilles Deleuze, articulando tais noções com um projeto de extensão universitária, um trabalho com música no autismo. A metodologia utilizada é a revisão não sistemática da literatura, por meio da seleção das obras Totalidade e Infinito e Entre Nós, de Lévinas, e A concepção da diferença em Bergson e Diferença e Repetição, de Deleuze, além de referências secundárias. As principais articulações da investigação realizada com o Projeto consistem em aspectos como a tomada de responsabilidade pela criança autista, por meio de relações assimétricas, que se dão pela via da sensibilidade, aquém de qualquer representação, não totalizando a alteridade e mantendo, ao mesmo tempo, sua diferença radical. Além disto, há a ênfase no trabalho à diferença de cada criança, para além de sua identidade diagnóstica, entendendo-se que todos os participantes encontram-se em processos únicos de diferenciação e que algumas diferenças não são mais privilegiadas que outras, que tais hierarquias são determinadas por relações de poder. Outra contribuição desta articulação se dá na ênfase aos fluxos afetivos intensivos das crianças e à construção de relações de afetação mútua, que aumentam a circulação da potência de vida em cada uma delas. Ratifica-se, por fim, o Projeto como uma proposta para uma clínica, estética, ética e uma política da diferença, alternativa às práticas hegemônicas no autismo na contemporaneidade.

 

Biografia do Autor

stephan malta oliveira, universidade federal fluminense universidade federal do rio de janeiro

Professor Adjunto de Neuropsiquiatria Infantil - Departamento Materno-Infantil - UFF

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB)

Doutorado em Saúde Coletiva - IMS/UERJ

luísa azevedo damasceno, universidade federal fluminense

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense

nathalie emmanuelle hofmann, universidade federal fluminense

graduada em psicologia pela universidade federal fluminense

letícia azevedo damasceno, universidade federal fluminense

Graduanda em Psicologia pela Universidade Fderal Fluminense

cecília albuquerque reynaud schaefer, universidade federal fluminense

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense

alba cristina martins da silveira, universidade federal fluminense

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2021-02-28

Como Citar

oliveira, stephan malta, damasceno, luísa azevedo, hofmann, nathalie emmanuelle, damasceno, letícia azevedo, schaefer, cecília albuquerque reynaud, & da silveira, alba cristina martins. (2021). música, autismo e diferenças: a representação como violência em levinas e deleuze. Childhood & Philosophy, 17, 01–18. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56160

Edição

Seção

artigos