a autenticidade como ideal inarticulado no discurso contemporâneo sobre boas infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55770

Palavras-chave:

infância, autenticidade, psicologia moral, projetos pessoais.

Resumo

Este artigo consiste em uma investigação inicial sobre o significado de uma boa infância baseado no ideal ético da autenticidade. Nesta introdução a uma filosofia da infância e autenticidade, o tema central é investigar como o ideal de autenticidade já está pressuposto no discurso contemporâneo sobre o que constitui uma boa infância. No emergente campo da filosofia da infância, as capacidades de agência, autonomia e comprometimento das crianças,  assim como o papel fundamental dos pais em garantir possibilidades de exercer tais capacidades, vêm sendo cada vez mais destacadas, juntamente com um discurso de que existe um valor intrínseco da infância. Esses desenvolvimentos são paralelos às reconstruções contemporâneas da autenticidade como um ideal ético. Os debates atuais enfatizam a importância de uma pessoa encontrar, criar e construir sua originalidade e como realizá-la. Ao mesmo tempo, essa busca deve reconhecer as demandas que emanam de algo além do que desejos humanos: de sua cultura e comunidade. A dinâmica paralela entre esses dois discursos - filhos-pais e indivíduo-sociedade - aponta para uma direção em que a aplicação do conceito de autenticidade à construção de novas interpretações e práticas de uma boa infância pode trazer resultados frutíferos. Depois de examinar tais paralelos, algumas dessas práticas que emergem da equação de boa infância com infância autêntica são demonstradas, como a importância de cultivar os momentos de cuidado e compromisso das crianças e o desenvolvimento de projetos pessoais. O artigo conclui explorando algumas limitações da metodologia aplicada e como ela pode ser um ponto forte em pesquisas futuras sobre este tópico.

 

Biografia do Autor

luiz miranda, Charles University

Ph.D. student at the Faculty of Education of the Charles University in Prague, Czech republic. Course of study: Philosophy of Education

Referências

Ariès, Phillipe. Centuries of Childhood. New York: Random House, 1962.

Bagattini, Alexander. Future-Oriented Paternalism and the Intrinsic Goods of Childhood. In: Bagattini, Alexander; Macleod, Colin (eds). The Nature of Children's Well-Being. Theory and Practice. Dordrecht: Springer, 2015. p. 17-33.

BaueR, Katharina. To be or Not to be Authentic. In Defense of Authenticity as an Ethical Ideal. Ethical Theory and Moral Practice, v. 20, n. 3, p. 567–580, Mar./Jun. 2017.

Betzler, Monika. Enhancing the Capacity for Autonomy: What Parents Owe Their Children to Make Their Lives Go Well. In: Bagattini, Alexander; Macleod, Colin (eds). The Nature of Children's Well-Being. Theory and Practice. Dordrecht: Springer, 2015. p. 65-84.

Bialystok, Lauren. Authenticity and the Limits of Philosophy. Dialogue, v. 53, n. 2, p. 271–298, Jan./Jun. 2014.

Bloom, Allan. The Closing of the American Mind. New York: Simon and Schuster, 1987.

Bou-Habib, Paul.; Olsaretti, Serena. Autonomy and Children’s Well-Being. In: Bagattini, Alexander; Macleod, Colin (eds). The Nature of Children's Well-Being. Theory and Practice. Dordrecht: Springer, 2015. p. 15-33.

Brennan, Samantha. The Goods of Childhood and Children’s Rights. In: Baylis, Francoise; Mcleod, Colin (eds.). Family-Making: Contemporary Ethical Challenges, Oxford: Oxford University Press, 2014, p. 29-47.

Frankfurt, Harry. The Importance of What We Care About. Cambridge, Cambridge University Press, 1988.

Frankfurt, Harry. Taking Ourselves Seriously and Getting it Right. Stanford: Stanford University Press, 2006.

Gheaus, Anca. The ‘Intrinsic Goods of Childhood’ and the Just Society. In: Bagattini, Alexander; Macleod, Colin (eds). The Nature of Children's Well-Being. Theory and Practice. Dordrecht: Springer, 2015. p. 35-52.

Gheaus, Anca; Wispelaere, Jurgen. The Routledge Handbook of the Philosophy of Childhood and Children. Abingdon: Routledge, 2019.

Golomb, Jacob. In Search of Authenticity from Kierkegaard to Camus. London and New York: Routledge, 1995.

Guignon, Charles. On Being Authentic. London: Routledge, 2004.

Lasch, Cristopher. The Culture of Narcissism: American Life in an Age of Diminishing Expectations. New York: Norton, 1979.

Matthews, Gareth. Philosophy and the Young Child. Cambridge and London: Harvard University Press, 1980.

Matthews, Gareth. The Philosophy of Childhood. Cambridge: Harvard University Press, 1994

Matthews, Gareth.; Mullin, Amy. The Philosophy of Childhood. Stanford Encyclopedia of Philosophy, oct. 2018. Available at <https://plato.stanford.edu/entries/childhood>. Accessed on: August 30th, 2020.

Mullin, Amy. Children, Autonomy and Care. Journal of Social Philosophy, v. 38, n. 4, p. 536–553, Nov. 2007

Mullin, Amy. Children, paternalism and the development of autonomy. Ethical Theory and Moral Practice, v. 17, n. 3, p. 413–426, Aug. 2013/Jun. 2014.

Rorty, Richard. Contingency, Irony and Solidarity. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

Shoemaker, David. Responsibility From the Margins. Oxford: Oxford University Press, 2015

Simms, Eva. The child in the world: Embodiment, time, and language in early childhood. Detroit Wayne State University Press, 2008.

Taylor, Charles. Sources of the Self. The Making of the Modern Identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

Taylor, Charles. The Ethics of Authenticity. Cambridge: Harvard University Press, 1991.

Taylor, Charles. A Secular Age. Cambridge: Harvard University Press, 2007.

Traina, Cristina. Children and Moral Agency. Journal of the Society of Christian Ethics, v. 29, n. 2, p. 19–37, Fall / Winter 2009

Varga, Somogy. Authenticity as an Ethical Ideal. New York: Routledge, 2011.

Varga, Somogy. Core identifications: the motives that really “speak for us”. Am Philos Q, v. 42, n. 4, p. 301–317, Oct. 2015.

Varga, Somogy; Guignon, Charles. Authenticity. Stanford Encyclopedia of Philosophy, Feb. 2020. Available at <https://plato.stanford.edu/entries/authenticity>. Accessed on: August 30th, 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

miranda, luiz. (2021). a autenticidade como ideal inarticulado no discurso contemporâneo sobre boas infâncias. Childhood & Philosophy, 17, 01–28. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55770

Edição

Seção

artigos