mantenho meu chapéu cultural: explorando uma filosofia "habilitadora da cultura" para / com a prática infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54161

Palavras-chave:

filosofia para/com crianças, cultura, marginalização, prática capacitadora de cultura.

Resumo

Neste artigo, apresento um esboço preliminar de uma prática de Filosofia para/com crianças que culturalmente habilitadora. É um enfoque sobre as relações filosóficas com crianças que visa encorajar o exercício da reflexão crítica no nível de suas respectivas culturas. Este tipo de prática de FpcC espera abordar os que formam parte de facilitar diálogos filosóficos em grupos culturalmente ou etnicamente diversos, especialmente quando prevalecem os prejuízos e os estereótipos negativos em relação às minorias culturais ou étnicas. Seu foco central é ajudar as crianças a tomar consciência de sua situação cultural e o correspondente impacto que isso tem em seu pensamento e atitude em relação ao diálogo. Subjacente a esta prática está o pressuposto de que a Filosofia é fundamentalmente uma visão de mundo e um método que está incorporado na cultura onde é criada, validada e usada. Tal maneira de fazer filosofia reconhece que as crianças são portadoras ativas de cultura e têm direito a oportunidades educativas, como o FpcC, que pode capacitá-las a pensar por si mesmas e com os outros enquanto permanecem enraizadas em suas origens culturais. Assim, a Comunidade de Investigação funciona como um espaço de cuidado onde a compreensão intercultural e a afirmação crítica das culturas são fomentadas e sustentadas. Em relação a isso, sugiro que um professor FpcC capacitador de cultura deve ter três características desejadas: a) abertura a vários recursos e perspectivas culturais, b) um senso de posição crítica e c) parcialidade para os marginalizados culturalmente.

Biografia do Autor

peter paul elicor, Ateneo de Davao University, Davao City, Philippines

I am assistant professor in Philosophy at the Ateneo de Davao University, Davao City, Philippines.

Referências

Alcoff, Linda. “Cultural Feminism versus Post-structuralism: The Identity Crisis in Feminist Theory.” in Signs, Vol. 13, No. 3, 1988, pp. 405-436

Bruya, Brian. “Ethnocentrism and Multiculturalism in Contemporary Philosophy,” in Philosophy East and West, Volume 67, Number 4, 2017, pp.991-1018.

Echeverria, Eugenio “Philosophy for Children with indigenous children.” in Children Philosophize Worldwide: Theoretical and Practical Concepts, Frankfurt am Main: Peter Lang, 2009, pp.663-668.

Elicor, Peter Paul. “Resisting the ‘View from Nowhere’: Positionality in Philosophy for/with Children Research,” in Philosophia International Journal of Philosophy, Vol. 21, No.1, 2020, pp.19-33.

Gatmaytan, Augusto B. “The Hakyadan of Froilan Havana: Ritual Obligation in Manobo Religion,” in Philippine Studies, Vol. 52, No. 3, Nature-Culture, 2004, pp. 383-426.

Gay, Geneva. Culturally Responsive Teaching: Theory, Research, and Practice. New York & London: Teacher College Press, 2000.

Hong, Ying-yi, Michael W. Morris, Chi-yue Chiu, Veronica Benet-Martinez. “Multicultural Minds: A Dynamic Constructivist Approach to Culture and Cognition,” in American Psychologist, Vol. 55, Number 7, 2000, pp.709-720.

Jackson, Thomas. “Homegrown.” in Educational Perspectives, 44 (1&2), 2012, pp.3-7.

Kohan, Walter Omar. “The Origin, Nature, and Aim of Philosophy in Relation to Philosophy for Children.” in Thinking, 12(2), 1995, pp.25-30.

Kohan, Walter Omar, “Paulo Freire and Philosophy for Children: A Critical Dialogue,” in Studies in Philosophy and Education, May 2018, https://doi.org/10.1007/s11217-018-9613-8

Makaiau, Amber Strong. “Philosophy for Children Hawai’i A Culturally Responsive Pedagogy for Social Justice Education,” in Inclusion, Diversity, and Intercultural Dialogue in Young People’s Philosophical Inquiry, edited by C.-C. Lin & L. Sequeira, Rotterdam: Sense Publishers, 2017, pp. 99–110.

Oliverio, Stefano. “Intercultural Philosophy and the Community of Philosophical Inquiry as the Embryonic Cosmopolitan Community.” in Inclusion, Diversity, and Intercultural Dialogue in Young People’s Philosophical Inquiry, edited by C.-C. Lin & L. Sequeira, Rotterdam: Sense Publishers, 2017, pp.3–14.

Preece, Abdul Shakour & Adila Juperi. “Philosophical Inquiry in the Malaysian Educational System –Reality or Fantasy?” in Analytic Teaching and Philosophical Praxis, Volume 35, Issue 1, 2014, pp. 26-38.

Qin, Dongxiao. “Positionality,” in The Wiley Blackwell Encyclopedia of Gender and Sexuality Studies, First Edition, edited by Nancy A. Naples, JohnWiley & Sons, Ltd., 2016.

Santi, Marina. “Doing Philosophy in the Classroom as Community Activity: A Cultural-Historical Approach.” in childhood & philosophy, Vol. 10, No. 20, 2014, pp.283-304.

Maher, Frances A. and Mary Kay Tetreault. “Frames of Positionality: Constructing Meaningful Dialogues about Gender and Race.” in Anthropological Quarterly, Vol. 66, No. 3, 1993, pp. 118-126.

Tibaldeo, Roberto Franzini. “Responsibility Towards Diversity: An Educational Proposal for the Enhancement of Democracy,” in Intercultural Education and Competences Challenges and Answers for the Global World, edited by Agostino Portera and Carl A. Grant, Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2017, pp.115-128.

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

elicor, peter paul. (2021). mantenho meu chapéu cultural: explorando uma filosofia "habilitadora da cultura" para / com a prática infantil. Childhood & Philosophy, 17, 01–18. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54161

Edição

Seção

ethical implications of practicing philosophy with children and adults: irony, misogyny and narcissism on debate