cultivando a ética e a consciência da dívida de oposição: filosofia para / com crianças como contra-conduta na economia da dívida neoliberal

Autores

  • jason thomas wozniak West Chester University

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53125

Palavras-chave:

dívida, filosofia para/com crianças, contra-conduta

Resumo

Neste artigo, examino quais são as implicações éticas e políticas de conceituar e praticar filosofia para/com crianças (FpcC) na economia da dívida neoliberal. Embora a FpcC não possa, por si só, trazer qualquer transformação significativa das realidades político-econômicas da dívida, ela pode desempenhar um papel importante no cultivo da ética e da consciência da dívida oposicionista. A primeira metade deste artigo situa a FpcC dentro da atual economia global da dívida. Aqui, somam-se as análises feitas por teóricos críticos sobre as maneiras como a dívida impacta as instituições públicas (incluindo escolas) e molda a subjetividade individual. A segunda metade deste artigo se baseia na conceituação de "contra-conduta" de Michel Foucault. Para Foucault, a contra-conduta é um ato ético/político de resistência à governamentalidade, que viabiliza relações sociais alternativas e modos de estar no mundo. Defendo nesta seção que FpcC deve ser conceituada e praticada como uma forma de contra-conduta que desafia o poder na economia da dívida. Tanto a forma da pedagogia do FpcC quanto o conteúdo que pode ser abordado de maneira coletiva nas comunidades de investigação tornam o FpcC um local potencial para práticas de contra-dívida. Pensado como contra-conduta, o FpcC é uma prática educacional com promessa libertadora. Concluo este artigo com breves reflexões sobre a prática do FpcC na época do COVID e durante as revoltas ao redor do mundo contra o capitalismo racial. Sugere-se aqui que a FpcC não seja praticada apenas em ambientes de educação formal, mas também nos movimentos sociais que lutam para fazer nascer um mundo mais justo para todos nós.

Biografia do Autor

jason thomas wozniak, West Chester University

Assistant Professor, Educational Foundations and Policy Studies Dept.

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Publicado

2020-11-23

Como Citar

wozniak, jason thomas. (2020). cultivando a ética e a consciência da dívida de oposição: filosofia para / com crianças como contra-conduta na economia da dívida neoliberal. Childhood & Philosophy, 16(36), 01–32. https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53125

Edição

Seção

artigos