filosofia (não apenas) com crianças: ouvindo, cuidando, escrevendo, transmitindo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.52894

Palavras-chave:

Escritura, cuidado, formación, sujeto, amor

Resumo

Neste artigo, pretendo dar um nó em quatro tópicos ou atos essenciais da prática filosófica: ouvir, cuidar, escrever, transmitir, com atenção especial às crianças, o que elas inspiram e ensinam sobre os processos de treinamento e enfatizam essa situação anômala confinamento devido à pandemia de covid-19. Primeiramente, recuperar a função de ouvir e desejar, na imanência do conceito e do jogo, contra qualquer abuso ou violência. Segundo, enfatizar o papel do cuidado, sua expansão e reformulação nessas difíceis circunstâncias, especialmente interrompendo a lógica da servidão e o circuito atividade-dívida-recompensa por meio da auto-satisfação. Terceiro, praticar a escrita como uma tecnologia do eu que excede a dicotomia forma-ensaio ou forma acadêmica, tornar-se uma prática fundamental de cuidado e transmissão juntamente com outras práticas próprias: abstinências, testes, exercícios etc. Finalmente, a questão do Nome do Pai e como entender seu declínio em relação ao amor, ao autoconfiança, à transmissão e ao uso de um legado simbólico, uma vez que o declínio não é mero enfraquecimento, mas subtração da importância e desdobramento pessoal de um poder singular-genérico que nos une: aprender a recusar nomes, palavras, conceitos, tradições é o que impulsiona a verdadeira formação do sujeito.

 

Referências

ALTHUSSER, Louis (2015). Iniciación a la filosofía para los no filósofos, Buenos Aires: Paidós.

BADIOU, Alain (1999). El ser y el acontecimiento, Buenos Aires: Manantial.

BUTLER, Judith (2009). Dar cuenta de sí mismos. Violencia ética y responsabilidad, Buenos Aires: Amorrortu.

FOUCAULT, Michel (1979). “La ley del pudor”, Diálogo de Michel Foucault con Guy Hocquenghem y Jean Danet durante un programa de radio dirigido por Roger Pillaudin y emitido por France Culture el 4 de abril de 1978. La transcripción fue publicada originalmente en francés con el título La loi de la pudeur en la revista Recherches, nº 37 (abril 1979). En línea: https://es.wikisource.org/wiki/La_ley_del_pudor

FOUCAULT, Michel (2014). Historia de la sexualidad, Tomo I, La voluntad de saber, Buenos Aires: Siglo XXI.

FOUCAULT, Michel (2013). Historia de la sexualidad, Tomo II, El uso de los placeres, Buenos Aires: Siglo XXI.

FOUCAULT, Michel (2015). Historia de la sexualidad, Tomo III, La inquietud de sí, Buenos Aires: Siglo XXI.

FOUCAULT, Michel (1990). Tecnologías del yo. Barcelona, España: Editorial Paidós.

FOUCAULT, Michel (2014). La hermenéutica del sujeto, Curso en el Collège de France (1981-1982), Buenos Aires: FCE.

LACAN, Jacques (2003). El estadio del espejo como formador de la función del yo [Je] tal como se nos revela en la experiencia psicoanalítica, Escritos 1, Buenos Aires, Siglo XXI.

LACAN, Jacques (2006). El seminario 23: el sinthome, Buenos Aires, Paidós.

LISPECTOR, Clarice (2016). Un soplo de vida, Madrid, Siruela.

PRECIADO, Beatriz (2009). “Terror anal” en Guy Hocquenghem, El deseo homosexual, España, Melusina.

SPINOZA, Baruch (2006). Ética demostrada según el orden geométrico, Madrid, Alianza.

STOLKINER, Alicia (2020). Muro de Facebook, 21 de junio de 2020.

Publicado

2020-11-20

Como Citar

farran, roque. (2020). filosofia (não apenas) com crianças: ouvindo, cuidando, escrevendo, transmitindo. Childhood & Philosophy, 16(36), 01–17. https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.52894

Edição

Seção

artigos