a “pluma”: corporalidades que desafiam a normatividade no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.50213

Palavras-chave:

corpo, educação, tropologia, gênero

Resumo

este artigo tem como objetivo expor alguns achados da atividade hermenêutica a partir das narrativas de sujeitos LGBT (lésbicas, gays, transexuais e bissexuais) localizadas no passado / presente, em relação à corporalidade expressa no ambiente escolar.  Narrativas que foram produzidas em uma investigação desenvolvida entre 2012-2013. É reconhecido que este tropo questiona os regulamentos que anunciam não disparar a “caneta” e seus vários significados. Esse tropeço referido nas histórias permite revelar tanto as construções de gênero dos sujeitos LGBT quanto as próprias experiências que explodem em circunstâncias em que a diferença e a visibilidade são reprimidas e subalternizadas a partir de uma prática pedagógica normalizada. A "caneta" é uma irrupção indesejada ou esperada, que obtém como resposta práticas homo / lesbo / bi / trans fóbicas que surgem para ferir quem se atreve a aparecer na frente dos outros na sua diferença ou de uma posição divergente. Esse tropo seria um dos muitos que aludem à classificação e separação binária de sexo-gênero, homem / mulher, homem / mulher, neste caso, reproduzidos por sujeitos cujas formas e desejos não estão de acordo com o estabelecido. Juntos, percebe-se nos discursos que a presença da caneta não é totalmente transparente; caso contrário, ela cria vazios e contradições, além da resistência persistente que nega a diversidade de materializações corporais.

Biografia do Autor

sylvia contreras-salinas, universidade de santiago do chile

Sylvia Contreras-Salinas é doutora em pedagogia da diversidade sociocultural pela Universidade Complutense de Madrid, mestre em educação com menção curricular e avaliação. Socióloga e Professora de Educação Diferencial. Ela já trabalhou como professora e pesquisadora em várias universidades chilenas. Atualmente trabalha no Departamento de Educação da Universidade de Santiago do Chile.

mónica ramírez pavelic, universidade arturo prat de inquique


Mónica Ramírez-Pavelic é professora e pesquisadora. Doutor em Psicologia e Educação pela Universidade Autônoma de Madrid. Psicóloga e Professora de Educação Diferencial. Ele trabalhou em várias universidades chilenas. Atualmente trabalha como pesquisadora para a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Arturo Prat e é avaliadora da Agência para a Qualidade da Educação do Governo do Chile.

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

contreras-salinas, sylvia, & ramírez pavelic, mónica. (2020). a “pluma”: corporalidades que desafiam a normatividade no ambiente escolar. Childhood & Philosophy, 16(36), 01–24. https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.50213

Edição

Seção

artigos