lipman e a filosofia para crianças: cultivo “do” pensamento ou cultivo de “um” pensamento?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.49438

Palavras-chave:

Filosofia e educação, Filosofia para crianças, Lipman, cultivo do pensamento.

Resumo

O presente trabalho se propõe a fazer um sobrevoo ao projeto Filosofia para Crianças, de autoria do filósofo Matthew Lipman, dos Estados Unidos, a fim de, a despeito das pretensões de universalidade defendidas pelo autor, caracterizar e problematizar os limites ideológicos e filosóficos de seu programa e de sua filosofia. Para tanto, o trajeto metodológico da escrita deste trabalho foi o de voltar ao princípio e nos  perguntarmos sobre “como surgiu a Filosofia para Crianças”; depois disso, procurar destacar aí que a proposta de pensar filosoficamente com crianças surge, em parte, como resposta de Matthew Lipman aos movimentos estudantis de 1968, ou seja, em um contexto político específico, marcado por fortes disputas sociais e ideológicas. Nesse mesmo trajeto, partimos para perguntar sobre “o que é Filosofia para Criança”, para nesse ponto destacar seus principais elementos prático/metodológicos. A partir dessas duas perguntas, encaminhamos as respostas de modo a construir as bases para a problematização do programa e, por fim, propor uma crítica a partir da Filosofia Latino-americana. Para levar a cabo tal perspectiva crítica, fizemos notar elementos que localizam o pensamento lipmaniano em um contexto cultural determinado, e que tem como fundamento principal o pragmatismo, uma filosofia originalmente Americana, mais precisamente na América do Norte;  destacamos a diferença no processo de colonização Anglo-americano e Latino-americano; e finalmente buscamos caracterizar, a partir da obra Discurso Desde a Marginalização e a Barbárie, do filósofo e professor mexicano Leopoldo Zea, um certo logos “universal” ao qual o projeto lipmaniano está vinculado, a fim de entender os limites “do” pensamento ao qual Filosofia para Crianças pretende cultivar.  

Biografia do Autor

diego bertolo pereira, Faculdade de Filosofia da UFG.

Graduado em Filosofia pela FAFIL/UFG, membro do GEP Filosofia para Crianças e Adolescentes, da UFG.

wilson alves de paiva, Faculdade de Educação e PPGE da UFG

Doutor em filosofia da educação (USP), com pós-doutorado em cultura e educação pela University of Calgary, do Canadá, e pela Sorbonne Université, da França. Professor da Faculdade de Educação e do PPGE da UFG.

Referências

BOSI, Alfredo. Ideologia e contraideologia: temas e variações. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CALDERA, Alejandro Serrano. Filosofia e Crise - Pela Filosofia Latino-americana. Petrópolis: Vozes, 1984.

DEWEY, John. Democracy and education. Stilwell, KS: Digireads, 2005.

DEWEY, John. Experiência e natureza e outras obras. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

GHIRALDELLI Jr., Paulo. O que é Pragmatismo – São Paulo : Brasiliense, 2007.

GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002.

GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina: tradução de Galeano de Freitas, Rio de Janeiro, Paz e Terra (Estudos latino-americanos, v. 12), 1998.

JOHANSSON, Viktor. Philosophy for children and children for philosophy: Possibilities and problems. In: Smeyers P. (eds) International Handbook of Philosophy of Education. Springer International Handbooks of Education. Springer, Cham, 2018.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para Crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman – Petrópolis, RJ : Vozes, 1998.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para Crianças – 2. ed. - Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Trad. Ann Mary Fighiera Perpétuo. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer]. – São Paulo : Summus, 1990.

LIPMAN, Matthew & SHARP, Ann M. Teaching children philosophical thinking. New Jersey: Universal Diversified Service, 1975.

LOCKE, John. Dois Tratados sobre o Governo Civil. Os Pensadores . São Paulo, Ed. Nova Cultural, 1991.

MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. 2a. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo Editoria, 2007.

RIBEIRO, Darcy. (2010). A América Latina existe? Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro; Brasília, DR: Editora UNB., 2010.

SILVEIRA, Renê José Trentin. A filosofia vai à escola? Contribuição para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

SHOOK, John R. Os pioneiros do pragmatismo americano. Trad. Fabio M. Said. – Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. e apres. José Arthur Giannotti. São Paulo: Ed. da USP, Companhia Editora Nacional, 1968.

ZEA, Leopoldo. Discurso desde a marginalização e a barbárie; seguido de, A filosofia latino-americana como filosofia pura e simplesmente. Tradução de discurso, Luis Gonzalo Acosta Espejo e Maurício Delamaro. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

LEMANN, Nicholas. How the Seventies Changed America. American Heritage, 42 (July/August 1991), 39-42, 44, 46, 48-49. Reprinted by permission of American Heritage magazine, a division of Forbes Inc. Copyright Forbes Inc., 1991. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0WJNVYxMmRkJ:wp.lps.org/kbeacom/files/2012/08/How-the-1970s-changed-America.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=safari>. Acessado em 31/08/2019.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Como Citar

pereira, diego bertolo, & paiva, wilson alves de. (2020). lipman e a filosofia para crianças: cultivo “do” pensamento ou cultivo de “um” pensamento?. Childhood & Philosophy, 16(36), 01–27. https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.49438

Edição

Seção

artigos