infância, cultura visual e educação

Autores

  • adriana hoffmann fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. FAPERJ Jovem Cientista https://orcid.org/0000-0001-5009-4373
  • helenice mirabelli cassino UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48432

Palavras-chave:

infância, cultura visual, educação

Resumo

Esse artigo traz uma reflexão acerca das relações entre infância, cultura visual e educação. Sabemos que as imagens com as quais convivemos cotidianamente  "fabricam nossos modos de ver" e  os pesquisadores do campo da Cultura Visual dedicam-se a estudar a respeito desse papel da visualidade no contexto cultural em que vivemos. O intuito é trazer algumas das considerações desses estudiosos para refletir acerca da visualidade no contexto da infância e da educação. Para tanto, o artigo propõe delinear aquilo que se entende por cultura visual e o modo como as concepções de infância produzem e são produzidas por imagens a ela associadas. Discute, ainda, o nascimento do espectador e do produtor de imagens a partir de uma abordagem da filosofia e indaga sobre o papel da educação num contexto de práticas culturais intensamente ligadas aos usos das mídias, no qual crianças crescem cercadas por múltiplas telas, apontando para uma nova literacia visual. Assim, compreendemos que as imagens têm papel fundamental no modo como as crianças dão significados ao mundo e a si mesmas, considerando que os modos de ver e de serem vistas são afetados pelo enquadramento sócio-cultural. Nesse contexto, cabe refletir sobre a maneira com que esta cultura visual está presente na escola e quais os desafios que se colocam para produzir modos de ver amplos e criativos para a formação dessas crianças no campo da Educação.

Biografia do Autor

adriana hoffmann fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. FAPERJ Jovem Cientista

Departamento de Didática. Escola de Educação e PPGEDU.

helenice mirabelli cassino, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Faculdade de Educação

Referências

ARIÈS, P. A descoberta da infância. In:______. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERGER, John. Modos de ver. Trad. Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

CAMPOS, Ricardo. Introdução à cultura visual: abordagens e metodologias em ciências sociais. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2013.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: Visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

CUNHA, Susana Rangel Vieira. Educação e cultura visual: uma trama entre imagens e infância. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

DUSSEL, Inés. Escuela y cultura de imagem: los nuevos desafíos. In: Nómadas. Colombia, n.30, abril, p. 180-193,2009.

FARACO, Carlos Alberto. Autor e autoria. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008.

FERREIRA, Helenice; ROSAS, Amanda; COUTINHO, Carla Eduarda. Crianças e Youtube: práticas sociais e diferentes formas de viver a infância. In: Anais do Seminário Internacional Infâncias Sul Americanas: crianças nas cidades, políticas e participação. São Paulo: FEUSP, 2017, p.88 – 101.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Organizado por Rafael Cardoso. Trad. Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

______. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Tradução do autor. Rio de Janeiro: Sinergia; Relume Dumará, 2009.

HOFFMANN, Adriana. As telas e suas imagens técnicas em aceleração na sociedade: questões para a educação. Revista Educação e Cultura Contemporanea, vol 16, n 43, 2019.

HERNANDEZ, Fernando. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. IN: MARTINS, Raimundo, TOURINHO, Irene (orgs). Processos & práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria: editora da UFSM, 2013.

MARTÍN-BARBERO, J.. Novos regimes de visualidade e descentramentos culturais. In: VALTER, F., (org.). Batuques, fragmentações e fluxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MONDZAIN, Marie-José. Homo spectator: ver, fazer ver. Lisboa: Orfeu Negro, 2015.

MIRZOEFF, Nicholas. A teoria não são só palavras numa página, mas também coisas que se fazem. Revista Buala, junho de 2018. Disponível em:, https://www.buala.org/pt/cara-a-cara/a-teoria-nao-sao-so-palavras-numa-pagina-mas-tambem-coisas-que-se-fazem-entrevista-com-n Acesso 2019. Entrevista concedida a Filipa Cordeiro da FCSH-UNL.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

fernandes, adriana hoffmann, & cassino, helenice mirabelli. (2020). infância, cultura visual e educação. Childhood & Philosophy, 16(36), 01–20. https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48432

Edição

Seção

dossier: estudos da infância: politizações e estesias