corpo, técnica e jogo na infância: notas da teoria crítica de theodor w. adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.36602

Palavras-chave:

infância, corpo, jogo, jogos eletrônicos, Theodor Adorno

Resumo

O artigo apresenta considerações acerca da infância na Teoria Crítica de Theodor Adorno, com foco nas reflexões acerca do corpo, da técnica e do jogo que marcam a infância como um outro da razão. A infância é retratada por Adorno como um lugar das primeiras utopias, a pátria ansiada e, desde sempre inabitada, que se torna falsa a qualquer tentativa de resgate, mas ilumina o desejo outrora experimentado num jogo com o corpo e o pensamento, o sonho e a realidade, a experiência de outra ordem da razão que alimenta a memória da natureza animal do humano, sem, contudo, estar isenta das forças históricas dominantes que incidem sobre os processos de subjetivação. Tais reflexões partem de escritos de Adorno e daquilo que seus diálogos com interlocutores, como Walter Benjamin, Freud e Huizinga, podem suscitar na análise do tema. Num segundo movimento do texto, para a compreensão dos limites e potencialidades da dinâmica atual da brincadeira mediada pela tecnologia, tomou-se como exemplo alguns estudos acerca da realidade virtual, em especial, dos jogos eletrônicos em contraposição com a teoria de Huizinga sobre o caráter sagrado no jogo. Conjecturas sobre como o contato com a realidade está danificado já na infância pela relação com a tecnologia, estabelecendo a busca por satisfação imediata, podem revelar a qualidade da atenção que as crianças recebem nos processos educativos e dar pistas sobre a crescente manifestação de transtornos sócio afetivos, que culminam na preferência por dispor o tempo e o corpo às brincadeiras eletrônicas em detrimento do contato real com as outras crianças.

Biografia do Autor

mara salgado, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho UNESP/FCT/Presidente Prudente

Graduação em Psicologia (UFSJ). Mestre e doutora em Educação (UFSC). Bolsista CAPES no Pós-doutorado em Educação (UNESP/FCT/Presidente Prudente). Realiza estudos sobre infância, faculdades do pensamento, mimese, imaginação e memória, formação cultural, Teoria crítica da Sociedade.

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Publicado

2019-01-30

Como Citar

salgado, mara. (2019). corpo, técnica e jogo na infância: notas da teoria crítica de theodor w. adorno. Childhood & Philosophy, 15, 01–27. https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.36602

Edição

Seção

artigos