Infância, imagem e formação docente: Entre experiências, saberes e poderes na Educação Infantil.
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.32042Palavras-chave:
experiências imagéticas, infância, ‘formação’ docente, educação infantil.Resumo
As reflexões acerca da formação docente e os modos pelos quais tem sido trabalhadas nos contextos educacionais têm grande importância tanto pela urgência do tema como também pela multiplicidade de modos de ser tratada junto aos professores. A partir de pesquisas, de produção de imagens, desenvolvidas com crianças e professores no âmbito da Educação Infantil, o presente texto irá refletir sobre os processos formativos da docência na Educação Infantil. Neste cenário alguns perguntas são relevantes: O que pode a imagem nos processos formativos? O que pode a formação de professores nos ajudar a pensar acerca da infância e das práticas educativas com crianças pequenas? O que pode a infância ajudar a refletir sobre os trabalhos de formação de professores? Desta forma, esse texto objetiva, com as imagens produzidas, operar no movimento de circulação do próprio pensamento, quando ele pode, em sua exterioridade experimentar com palavras (linguagem), infância, imagem e formação docente, possibilitando aberturas para pensar a criança, os educadores e educadoras, a escola, os saberes, fazeres, poderes, os protocolos de ações, o que e como fazer com as crianças, compondo possibilidades que extrapolam o determinado e legalizado. Tomamos como pressupostos teóricos autores como Giorgio Agamben, Gilles Deleuze e Michel Foucault.Downloads
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Publicado
2018-05-07
Como Citar
LEITE, César donizetti; CAMARGO, Andréia regina de oliveira. Infância, imagem e formação docente: Entre experiências, saberes e poderes na Educação Infantil. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 277–296, 2018. DOI: 10.12957/childphilo.2018.32042. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/32042. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
dossiê