“precisamos falar do recreio!” – a construção do comum pelas crianças na escola

Autores

  • lucia rabello de castro Universidade Federal do RIo de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30560

Palavras-chave:

infância, comum, recreio, escola, subjetivação pública

Resumo

O presente artigo analisa as possibilidades de produção do comum na escola pelas crianças.  A escola tem favorecido o desenvolvimento de individualidades centradas em objetivos de auto-realização pessoal e desempenho individual e competitivo. Para além destas identificações que promovem os interesses pessoais e a própria sobrevivência, a convivência com os outros na escola coloca desafios e demandas que possibilitam às crianças se mobilizarem na produção coletiva de sentidos e ações, espaços e territórios.  Neste trabalho, a questão do recreio se torna o dispositivo pelo qual as crianças instituem  pontos de vista singulares que refletem, ainda que de forma efêmera, pontual e transitória, seu lugar geracional distinto na escola.  Ao discutir os resultados de uma pesquisa empírica em uma escola municipal do Rio de Janeiro,  buscamos argumentar pela presença da “voz pública das crianças” nos processos de coletivamente se engajarem na recriação da vida escolar.  Concluímos pela relevância de se pensar a aproximação entre o campo da infância e o da política/o quando se torna necessário responder à pergunta sobre o que a infância deve ter com a democracia.

 

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Biografia do Autor

lucia rabello de castro, Universidade Federal do RIo de Janeiro

Ph.D. em Psicologia, Univ. de Londres.  Profa Titular Inst. de Psicologia, UFRJ.  Editora Chefe de DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude.  Presidente Eleita Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira (REDEJUBRA).  Editora Boletim Comitê de Pesquisa Sociologia da Infância, Assoc. Internacional de Sociologia.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

CASTRO, Lucia rabello de. “precisamos falar do recreio!” – a construção do comum pelas crianças na escola. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, p. 129–148, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2018.30560. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30560. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

dossiê