o que dizem as crianças ribeirinhas da vila do piriá – curralinho/pa - acerca de suas práticas culturais
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30527Palavras-chave:
práticas culturais, crianças ribeirinhas, vila do piriá - curralinho/paResumo
A pesquisa que ora apresentamos é um recorte de um estudo mais amplo sobre Infâncias da Amazônia, com destaque para a infância e as crianças ribeirinhas e suas práticas culturais. A investigação teve como lócus o distrito Vila do Piriá, localizado no município de Curralinho/PA, na Amazônia Marajoara. É a maior comunidade da região fora da sede do município, com um contingente de crianças, na faixa etária de 0 a 11 anos, que chega a um percentual de 38,06% da população (IBGE, 2010); um lugar com tantos movimentos e crianças tem muito a dizer dos seus modos de vida. A Vila sente os reflexos da falta de políticas públicas direcionadas para a região, gerando, por exemplo, sérias dificuldades à população no acesso aos serviços básicos (saúde, educação e infraestrutura), o que se traduz nos baixos índices de indicadores sociais na Amazônia Marajoara, com destaque para o IDH e IDEB. Os interlocutores da pesquisa são 20 (vinte) crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, moradoras da Vila; porém, não nos detivemos somente a elas, mas entendemos que a infância não está desatrelada da cultura ou vivências dos adultos, portanto, ouvir as unidades domésticas respaldou ainda mais nossa análise, permitindo perceber, no que diz respeito ao universo ribeirinho, que as crianças e os adultos estão intimamente ligados pelos seus modos de vida, tão particulares. O estudo teve por objetivo analisar o que falam as crianças da Vila do Piriá acerca de suas práticas culturais vivenciadas no cotidiano, numa região de água e floresta. O referencial teórico-metodológico respalda-se nos Estudos Sociais da Infância, em diálogo, principalmente, com a Sociologia da Infância, mas também conta com aportes na Geografia da Infância, Antropologia da Criança e na História da Infância. A investigação foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, baseada numa etnografia com crianças, considerado um método eficaz para investigação dos aspectos culturais de grupos sociais específicos. As conclusões desta etapa do estudo mostram que as crianças da Vila do Piriá dominam saberes atrelados às vivências que norteiam suas práticas sociais cotidianas, como andar de canoa, pescar, caçar, apanhar açaí, colocar matapi, entre outros. Têm a capacidade de dizer do seu lugar de uma maneira simples, concreta e sensível, com a predominância da cultura oral sobre a escrita, produzindo histórias que geram multiplicidades de enfoques da cultura e do lugar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-19
Como Citar
ANDRADE, Simei santos; REIS, Magali dos; ALVES, Laura maria silva araújo. o que dizem as crianças ribeirinhas da vila do piriá – curralinho/pa - acerca de suas práticas culturais. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, p. 213–239, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2018.30527. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30527. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
dossiê