a arte e o afeto na inclusão escolar: potência e o pensamento não representativo

Autores

  • mateus freitas barreiro UNESP-MARÍLIA
  • alonso bezerra carvalho UNESP-ASSIS.
  • marta regina furlan Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30164

Palavras-chave:

arte, afeto, inclusão escolar, Deleuze.

Resumo

Este artigo tem o objetivo principal de investigar a arte e o afeto como possibilidade de potência em um devir deficiente, tendo como referencial teórico, principalmente, o pensamento de Deleuze (1978, 1995, 1997, 2002) e, Deleuze e Guattari (1992). A discussão se inicia pela formação conceitual da noção “afeto” (affectus) e seus outros componentes conceituais que envolvem a potência e o pensamento não representativo. Atualmente a inclusão escolar faz parte do registro de uma lógica representativa que codifica a experiência do sujeito e reduz sua potência afetiva. Nesse prisma, a arte pode ser uma maneira de ampliar a potência em um devir deficiente, uma vez que a experiência estética proporciona que os afetos se mobilizem para um olhar diferenciado na forma de perceber e viver a vida. O artigo aponta que os desafios para trabalhar a experiência estética em um devir deficiente, envolve o reconhecimento das desigualdades sociais, psicológicas entre outras, visto que a diferença tende a ser a concebida como algo que deve ser adaptada as sanções normativas da escola. Como resultado, acreditamos que, embora, a arte amplia o afeto não apenas naqueles sujeitos considerados possuidores de cultura, mas a apreciação depende de uma percepção sensível e, menos de um pensamento representativo.

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Biografia do Autor

mateus freitas barreiro, UNESP-MARÍLIA

Mestre em Educação pela UNESP-Marília. Doutorando em Educação na UNESP-Marília.

alonso bezerra carvalho, UNESP-ASSIS.

Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Departamento de Educação da Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília.

marta regina furlan, Universidade Estadual de Londrina.

Pós-Doutorado em Filosofia da Educação pela Unesp de Marília São Paulo. Atualmente é docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação.

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

BARREIRO, Mateus freitas; CARVALHO, Alonso bezerra; FURLAN, Marta regina. a arte e o afeto na inclusão escolar: potência e o pensamento não representativo. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 517–534, 2018. DOI: 10.12957/childphilo.2018.30164. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30164. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos