diálogo com gert biesta: filosofia e educação

Autores

  • félix garcía moriyón Universidad Autónoma de Madrid, España

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29958

Palavras-chave:

subjetivação, aprendizagem, ensino, avaliação, medição, relacionamento interpessoal

Resumo

Biesta levanta, entre outros, vários assuntos que merecem algumas precisões. Em primeiro lugar, ele enfatiza que a subjetivação deve ocupar um lugar preferencial na educação, uma tese com a qual concordo, mas também são fundamentais, especialmente na educação formal, as outras duas funções, profissionalização e socialização. O objetivo, portanto, é alcançar um equilíbrio adequado entre os três que possibilitem um processo educacional completo. Por outro lado, é bom recuperar o valor do ato de educar em um momento em que muita ênfase é colocada na aprendizagem. No entanto, também é necessário encontrar um equilíbrio entre aprendizagem e educação, por isso não é necessário destacar o contraste entre as duas dimensões do processo educacional: não há educação sem aprender, não há aprendizado sem educação. Do mesmo modo, a avaliação e a medição são elementos essenciais da educação, mesmo que envolvam riscos que devem ser evitados. Se elevarmos alguns objetivos quando educamos, devemos descobrir se os conseguimos e até que ponto. Ou seja, é preciso medir e comparar. Finalmente, a educação é uma relação interpessoal caracterizada por abertura e encontro, que inclui uma visão positiva da heteronomia e obediência, na qual o empoderamento não impede a aceitação de interdependência e vulnerabilidade. É uma ideia importante e linda que merece ser explorada em profundidade.

Biografia do Autor

félix garcía moriyón, Universidad Autónoma de Madrid, España

Profesor honorario

Dpto. Didácticas Específicas.

Facultad de Formación de Profesorado y Educación.

Publicado

2017-09-08

Como Citar

moriyón, félix garcía. (2017). diálogo com gert biesta: filosofia e educação. Childhood & Philosophy, 13(28), 579–587. https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29958

Edição

Seção

dossiê