a posição do terceiro sujeito
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29938Palavras-chave:
filosofia com crianças, posição do sujeito, conhecimentoResumo
Este artigo se refere à distinção feita por Biesta entre duas posições do sujeito, que estão relacionadas ao que a Filosofia com Crianças é e o que ela pode ser. O autor do presente texto tenta demonstrar – referindo-se a uma prática filosófica diferente, o café filosófico – que uma terceira posição do sujeito pode ser encontrada nas práticas existentes de Filosofia com Crianças. Duas formas desta prática podem ser descritas como sendo as perspectivas argumentativa e hermenêutica de conduzir o diálogo filosófico. A interpretação argumentativa considera o elemento filosófico dos cafés filosóficos como baseando-se no método filosófico que é determinado por três competências filosóficas fundamentais. O que é característico da posição do terceiro sujeito é a inclusão do sujeito no mundo que muda o próprio mundo. Este não é mais um mundo observado à distância pelo sujeito, mas um mundo que determina essencialmente o sujeito. Apesar da posição do terceiro sujeito poder ser defendida como derivada da primeira, ela é ainda assim relevante às reflexões sobre a Filosofia com Crianças. Por um lado, ela destaca a diversidade e complexidade das práticas existentes em Filosofia com Crianças; por outro lado, ela levanta a questão da relação entre as posições de primeiro e segundo sujeito, por se referir ao significado do próprio conceito de mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-08
Como Citar
SIMENC, Marjan. a posição do terceiro sujeito. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 547–555, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.29938. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29938. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
dossiê