mediação pedagógica e imaginação na educação infantil

Autores

  • adriana regina isler pereira leite PUC Campinas
  • maria silvia pinto de moura librandi da rocha PUC Campinas

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.27812

Palavras-chave:

imaginação, infância, práticas pedagógicas.

Resumo

As reflexões sobre as manifestações imaginativas das crianças e os modos pelos quais são/podem ser trabalhadas nos contextos educacionais têm grande importância porque delas podem derivar diversas contribuições para o trabalho pedagógico e, consequentemente, para o desenvolvimento infantil. Neste campo, as seguintes perguntas são relevantes: o cotidiano organizado pelo educador para as crianças é rico e desafiador? Nele são feitos convites para as manifestações das crianças a respeito das rotinas, dos tempos e dos espaços instituídos? O educador é capaz de uma escuta sensível e um olhar atento a estas manifestações? O que as crianças produzem nas ações e interações que ali ocorrem vincula-se, de forma potente, à esfera da imaginação? Via de regra, as repostas a estas perguntas são negativas. Por esta razão, a turma junto a qual se desenvolveu a pesquisa e o trabalho pedagógico realizado por sua professora foram considerados campo e objeto de investigação instigantes por representarem formas atípicas de valorização da capacidade imaginativa das crianças. O objetivo do trabalho é identificar mediações na relação professor-crianças que sustentam de maneiras diferenciadas, o desenvolvimento da imaginação e realçar aspectos da estrutura do cotidiano educacional, priorizando possibilidades de escolha por parte das crianças como importante condição neste campo.

 

 

Biografia do Autor

adriana regina isler pereira leite, PUC Campinas

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Atualmente está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação na PUC Campinas, realizando pós-doutoramento como bolsista do PNPD, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Silvia Pinto de Moura L. Da Rocha. Realiza pesquisas na área de Educação, com ênfase principalmente nos seguintes temas: educação infantil, brincadeira, educação, imaginário e dialogia, relacionando-os com a prática pedagógica e a formação docente.

maria silvia pinto de moura librandi da rocha, PUC Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), aprimoramento em Psicopedagogia pela USP/Ribeirão Preto (1983), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Em 2015 realiza pós-doutoramento na Universidade de Barcelona, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Marti. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, orientando dissertações de mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, em que são desenvolvidos trabalhos na Linha de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas". Realiza pesquisas na área de Psicologia e Educação, principalmente nos seguintes temas, fundamentados na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural: desenvolvimento psicológico infantil, funções psicológicas superiores, atividade lúdica, alfabetização e letramento, relacionando-os com práticas pedagógicas e formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais). É assessora científica da FAPESP desde 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

leite, adriana regina isler pereira, & rocha, maria silvia pinto de moura librandi da. (2017). mediação pedagógica e imaginação na educação infantil. Childhood & Philosophy, 14(29), 279–305. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.27812

Edição

Seção

artigos