a filosofia para crianças vai à universidade: mudanças transformadoras no pensamento filosófico quando estudantes universitários filosofam com crianças pequenas

Autores

  • stephanie a burdick-shepherd Lawrence University
  • cristina cammarano Salisbury University

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26804

Palavras-chave:

childhood, college, philosophy for children, reflective practice

Resumo

O presente ensaio apresenta reflexões nas experiências de campo requeridas para estudantes em um curso introdutório à Filosofia da Educação desde o ponto de vista de dois professores – um de filosofia e outro de educação. O ensaio é um rastreamento reflexivo da conversão no pensamento filosófico que ocorre quando os estudantes universitários dedicam um tempo significativo a filosofar com estudantes mais jovens usando a pedagogia da comunidade de investigação. Nos cursos introdutórios de filosofia os estudantes são apresentados ao conjunto de posições filosóficas em educação, porém mais importante, eles aprendem também maneiras de pensar filosoficamente sobre problemáticas em educação. A pergunta é como fomentar melhor o crescimento de um pensamento filosófico nas limitadas semanas de um semestre universitário com um grupo diversificado de estudantes. O marco teórico para este projeto se baseia em pesquisas em comunidade de investigação no trabalho de Matthew Lipman e Ann Sharp e na pesquisa em filosofia da infância de David Kennedy. O trabalho de Deborah Britzman sobre a prática oferece uma ideia de desenvolvimento que ilumina o foco de nossa metodologia de investigação. Os autores sustentam que as comunidades de investigação nas quais adultos e crianças interagem oferecem dimensões epistemológicas e ontológicas adicionais a questionar e refletir sobre. Quando os estudantes de nível universitário começam a ver-se a si próprios como membros de uma mesma comunidade que as crianças, como companheiros, as concepções sobre o que significa ser um pensador filosófico começa a mudar. Como tal, o artigo sugere que envolver-se em um diálogo filosófico com as crianças fornece uma oportunidade única para o âmbito universitário de transformar seus cursos de filosofia e educação.

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Biografia do Autor

stephanie a burdick-shepherd, Lawrence University

Stephanie Burdick-Shepherd is assistant professor in the education department at Lawrence University. She teaches courses in philosophy, ethics, and elementary methods. She recieved her PhD in philosophy and education from Teachers College, in 2014. Her research interests include the intersections of philosophy of childhood and early childhood care, childhood friendship, and the philosophy of John Dewey.

 

cristina cammarano, Salisbury University

Cristina Cammarano is assistant professor in the Philosophy Department at Salisbury University, where she teaches courses in philosophy of education and social and applied philosophy.  She received her PhD in philosophy and education from Teachers College, Columbia University, in 2012. Her research interests concern the practice of  philosophical thinking both in K-12 settings and as a part of the education of teachers; philosophies of dialogue and of translation; and the role of the aesthetic experience in education. She started a “ Philosophy in Schools” program in collaboration with Wicomico County Public schools that was recently awarded a National Humanities Alliance Foundation grant.

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Publicado

2017-04-06

Como Citar

BURDICK-SHEPHERD, Stephanie a; CAMMARANO, Cristina. a filosofia para crianças vai à universidade: mudanças transformadoras no pensamento filosófico quando estudantes universitários filosofam com crianças pequenas. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 235–251, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26804. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26804. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos