mito e brincadeira no fedro de platão

Autores

  • noa l ayalon Boston University

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26563

Palavras-chave:

Plato, play, myth

Resumo

O Fedro de Platão é um diálogo de fama intrigante. Possui uma ampla variedade de estilos de escrita, como o mito, a discussão dialética, discursos ensaiados e espontâneos e linhas de verso. Realiza uma nítida transição desde o discurso à narração, que constituem a primeira metade do diálogo e lidam com o amor, até a discussão dialética e a análise da retórica em sua segunda metade. O próprio Sócrates sustenta que a loucura erótica é a maior bênção humana. Quão seriamente podemos considerar um diálogo tão estranho? Que tão sérios podemos ser em relação a sua mensagem? Neste artigo irei sugerir uma leitura divertida do Fedro. Essa noção de brincadeira (paidia) não só aparece proeminentemente em várias passagens chave do texto, mas também, além disso, há uma atmosfera de caráter lúdico ao longo do drama do diálogo, que acontece nas margens do rio Ilisus. Essa é uma ludicidade filosófica que não se encontra separada da ludicidade infantil. Como veremos, o filósofo e a criança têm muito em comum, e seus atributos compartilhados aparecem no Fedro: a criança é comumente percebida como alguém irracional, mas a irracionalidade é neste diálogo uma bênção, de acordo com Sócrates; a brincadeira é infantil, mas a filosofia, a criação de mitos e a escrita são uma forma de brincadeira; e as crianças se caracterizam inerentemente por serem aprendizes – que também é aquilo ao que o filósofo aspira. O argumento apresentado neste artigo está baseado em uma análise textual da palavra “brincadeira” (em suas várias formas) no Fedro. Se mostrará como o vínculo substancial entre brincadeira, mito e escrita tem implicações importantes no conceito platônico da filosofia como um jogo, assim como também em sua visão do filósofo como uma criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

noa l ayalon, Boston University

PhD candidtate at Boston University Philosophy Department, concentrating on Greek Philosophy

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

AYALON, Noa l. mito e brincadeira no fedro de platão. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 26, p. 129–152, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26563. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26563. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos